Olá, meninas,
Eu achei até que demorou demais, mas vamos lá. A grife francesa Hermès colocou o seu departamento jurídico para trabalhar! Abriu um processo contra a 284 – uma marca jovem de fast-fashion que tem à frente os filhos de Eliana Tranchesi, aquela da Daslu – por plágio da sua bolsa Birkin, que é um clássico no mundo todo. A loja na verdade, tem uma linha chamada “I’m Not Original” (Eu Não Sou Original), e a bolsa em questão, foi lançada em abril de 2010, como uma cópia declarada da Hermès. O modelo segue os mesmos moldes da tradicional, porém de moleton (odeio bolsa de moletom com todas as minhas forças!) A 284 também copiou outras bolsas, como a matelassada com corrente da Chanel e a Motorcycle Bag, da Balenciaga. Depois deste processo, a loja está terminantemente proibida de continuar vendendo a Birkin de Moleton, como eles mesmos chamam a bolsa, senão, terão que desenbolsar uma multa diária de R$ 10.000,00. A marca francesa, acusa a 284 pelo beneficiamento do design original a fim de obter lucros próprios, e diz que eles copiaram um design exclusivo, que foi criado para um mercado altamente especializado.
À esquerda, bolsa Birkin no modelo original da Hermès e, à direita, o modelo de moleton da 284
Conheço muita gente que diz que tem mais é que copiar mesmo, porque os preços das originais são muito caros. Mas olha, uma Birkin original é feita do início ao fim pelo mesmo profissional. Cada detalhe é visto de forma minuciosa. São muitas horas gastas, é trabalho de artesão mesmo! Não acho certo ou válido popularizar a bolsa desse jeito. Aliás, não gosto de nada copiado e/ou falsificado. Imaginem ver algo que você criou e se empenhou para fazer, sendo plagiado mundo afora? Tem muita coisa que pode ser feita para chamar a atenção do mercado consumidor. Sem falar que só de olhar as fotos, eu quase tenho um ataque de tão feia que essa bolsa de moletom é. Não é nem uma sombra distante da original.
Beijos
sbinatti
janeiro 26, 2011Juh, concordo TOTALMENTE com você! Cópia é um horror! Não gosto nem daqueles posteres com pinturas de grandes pintores! Além disso, copiar é uma tremenda falta de ética. Tenho um texto meu circulando pela internet que tem milhares de autores. Até um político leu o texto no plenário dizendo que era dele. Acho um horror! E é como você disse, um profissional (ou um artesão, não importa) tem a idéia, confecciona a idéia, tem o trabalho e este bando de gente imbecil copia tudo. Não compro e não uso nem se ganhar de presente. Adoro seu blog por isto também, porque prega a honestidade e a honradez. Original é LUXO, seja uma Hermes ou um guardanapinho de croche feito pela nossa avó! Bjks.
Hestia
janeiro 22, 2011Por isso que deixei se ser viciada em melissas!! Eles fazem parcerias com pessoas mega xiques e as melissas ficam na faixa de 200 reais e depois eles mesmo fazem cópias mais baratinhas pra vender!! Odeio isso