Hope Ensina: por que tanta polêmica?

por

Olá, meninas,

Um comercial estrelado por Gisele Bundchen, vem causando uma polêmica enorme e pode mesmo vir a sair do ar por ser considerado ofensivo às mulheres. O comercial: “Hope Ensina” tem causado muita polêmica.O video mostra a modelo contando ao marido que bateu o carro e estourou o limite do cartão de crédito, dentre outras coisa. Na primeira versão, ela conta a história vestida, e na segunda, ela aparece de lingerie: calcinha e sutiã. O problema todo, é que a Secretaria de Políticas da Mulher (SPM), um órgão do Governo Federal, pediu ao Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária (Conar), que vete a propaganda. A Secretaria afirma que desde que a campanha estrelou, tem recebido várias reclamações indignadas em sua ouvidoria, e por conta disso, a Ministra -chefe desta Secretaria, Iriny Lopes, enviou uma carta ao Conar e outra ao diretor da Hope, Sylvio Koryotowski, em que manifesta sua insatisfação com a campanha. O que está sendo alegado, é que a propaganda aumenta o preconceito e a visão errada de que a mulher é um objeto sexual do seu marido e ignora o quanto já ouve de avanços nas políticas empreendidas para benefício das mulheres.
Eu sou uma pessoa muito atenta às questões sociais e sei que por mais do que já tenha sido feito, ainda há muito por fazer em benefício de nós mulheres. Mas sinceramente, não vejo o comercial como abusivo ou que ele leve à essa compreensão de mulher objeto que está sendo alegada. Afinal, todo mundo sabe que o melhor momento mesmo de contar alguma coisa para um parceiro, seja ele namorado ou marido, é quando os dois estão calminhos e de preferência, namorando. Nós mulheres sabemos a hora certa de falar as coisas e por conta disso, temos um poder de convencimento muito grande. E não vejo mal nenhum, em utilizar esse poder de convencimento, junto com os atributos físicos, porque é natural mesmo. A própria música “Garotos”, do Leoni, já fala de forma clara: “Garotos não resistem aos seus encantos, garotos nunca dizem não. Garotos como eu, sempre tão espertos, perto de uma mulher, são só garotos.”  E isso é a mais pura verdade. Diante dos atributos de uma mulher, não há homem que resista.
A escolha de Gisele Bundchen foi perfeita, porque é uma mulher que não representa apenas o ideal de beleza, mas também o ideal de sucesso, por ser bem sucedida profissionalmente, e mais ainda, ninguém consegue ao olhar para ela, imaginar uma mulher subserviente ou oprimida em uma relação. Eu penso que o governo perde tantas oportunidades de fazer algo realmente consistente em prol da segurança e bem estar das mulheres, e se agarra em coisas mínimas e completamente sem sentido, para se mostrar preocupado com a nossa situação! Infelizmente, a violência contra a mulher continua crescendo em índices estarrecedores, e não existe um programa realmente eficiente e eficaz, que garanta que a segurança seja farantida. Todos os dias, mulheres são mortas, estrupadas e são vítimas de vários tipos de violência, inclusive doméstica,  e os agressores, na maioria das vezes, continuam impunes.
Não posso deixar de falar também, da maneira vulgar que alguns “cantores e cantoras” de funk, tem colocado a mulher. Não precisa nem de raciocínio apurado para perceber, ao ouvir essas “músicas” que neste caso sim, somos postas como objetos sexuais sim. São letras permissivas, sujas e totalmente preconceituosas, e mesmo com alto conteúdo erótico, são veiculadas nos canais abertos de TV, canais esses que não pertencem às emissoras, mas são concessões do Governo Federal. Será que não há quem fiscalize isso? Todos os dias, vemos essas Mulheres Fruta, expondo seus “frutos” na TV, da forma mais vulgar que existe, mas vamos combinar, que Gisele de lingerie não pode, o que pode, é sermos chamadas de “cachorras” em rede nacional. E o pior, é que existe quem bata palmas pra isso!
Bom, esse é o meu desabafo…
Beijos
4 Responses
  • Lydia Cristina
    dezembro 14, 2011

    Juhhh vc disse tudo!!

  • Polly
    outubro 1, 2011

    Tambem achei muito divertida e bacnaa a propaganda…Esse povo faz coisa q ofende muito mais!

  • L.
    setembro 30, 2011

    e você não viu onde o comercial é machista acho que você não é assim tão atenta às questões sociais, como você diz. É normal que a mulher seja retratada como uma pessoa dependente e que tem que fazer charminho para dizer que gastou demais ou que bateu o carro 'do marido'? Não, eu prefiro ver uma mulher independente, com seu carro, pagando suas contas. Leiam aqui:http://escrevalolaescreva.blogspot.com/

  • Cecinha
    setembro 30, 2011

    OI Juh,bom dia,concordo plenamente com sua opinião.
    Bjusss

O que você achou da matéria?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *