Erros da moda – não seja mais uma vítima!

por
Olá, meninas,
Com o avanço dos “blogs de moda” vemos várias tendências sendo lançadas e principalmente, indicadas pelas blogueiras para serem usadas normalmente na nossa vida diária. A verdade é que nem tudo que vemos nos blogs e sites de moda gringos pode ser aplicado e usado por nós. É claro que a galera que se acha “faxion” vai dizer que eu estou errada e que dá sim para usar até várias tendências num único look. Mas o que vale, é cada um ter o bom senso de perceber o que cabe ou não no seu dia à dia e os locais em que se pode ousar um pouco mais, porque senão, caimos no erro de passarmos por ridículas, quando o que mais desejamos, é sermos admiradas. Eu admito que assim como todo mundo eu também erro, e em vários momentos me vi com uma peça no guarda roupa que nada tem a ver comigo ou lembrando de uma produção mal sucedida que fiz. Mas isso é absolutamente normal, por isso, se isso acontece com vocês, fiquem tranquilas, pois enquanto a gente se questiona e vai se aprimorando é um bom sinal. A seguir, alguns erros da moda que podem fazer várias vítimas:
– Mix de Estampas
Todo mundo sabe que é considerável fashion misturar estampas, mas vamos combinar que temos visto muitas bizarrices por aí. Essa foto da menina nem ficou feia, até porque, ela é super bonita, mas imagine nós que somos simples mortais, misturando animal print,  póas, flores, listras e xadrez? Pois é isso que tenho visto por aí. Tem muita bizarrice pelas ruas  e gente que perdeu a sanidade e parece ter saído de um bloco de rua do carnaval, aqueles em que as pessoas vestem qualquer coisa e vão para as ruas, sem a menor preocupação com estética e com o desejo de chamar atenção pelo grotesco. Não estou dizendo que não se pode misturar estampas, entendam bem, mas deixando claro que não é toda estampa que pode ser misturada com outra.

– Homelless Style

Esse estilo nada mais é do que o estilo meio mendigão de ser, que foi fortemente difundido pelas irmãs Olsen mundo afora. É o uso de peças desgastadas, poidas, manchadas, feitas de forma artesanal. É a junção de sobreposições diversas, com peças  rasgadas e até com aspecto (ou de fato) sujas. Infelizmente, esse estilo. Me chamem de antiquada se quiserem, mas não tenho como gostar de um modismo, que coloca as pessoas com aparência de mendigas. É deprimente ver várias blogueiras falando que isso é cool e que deve ser usado, porque pra mim, é um retrocesso.

– Vestidos e saias curtos

Eu sei que a gente bem que gosta das pernas de fora, mas tudo tem o jeito, o modo e o lugar. No verão a gente pode um pouco mais, mas ainda assim, com aquele famoso bom senso que deve estar sempre presente. Sei também que o truque básico de usar meia calça (de preferência preta) para tornar um look mais usável, sem aquele ar de vulgaridade, é super bem vindo sempre. Eu mesma uso e sei que funciona, principalmente quando a meia é de um fio mais grosso.  Mas mesmo assim, tem roupas que nem com meia super grossa podem ser usadas nas ruas. Porque na frente até dá pra disfarçar, mas e atrás?  O problema aparece quando a gente anda, senta, levanta, enfim, quando se movimenta. Pode até funcionar para tirar a foto de um look, porque as fotos são estáticas, mas nas ruas é algo impossível de ser usado. Imaginem sair por aí mostrando mais do que deveria? Isso não tem nada de chique ou de elegante.

– Exagerar no Paetês

Agora tudo nesta vida e neste mundo tem paetês! Parece que houve um complô carnavalesco que trouxe à tona essa tendência e todo mundo,  podendo ou não, saiu aderindo. Eu acredito que um pequeno detalhe, ou uma peça bem bolada e que tenha a ver com a proposta do look, de acordo com quem usa e com o local onde está sendo usado, é bem vinda. Mas não vale entrar nas lojas e comprar tudo que brilha e colocar no guarda roupa. Tenho visto uma quantidade maligna daquelas jaquetas de paetês pelas ruas e nos looks do dia do pessoal. Mesmo no calor que faz no Rio de Janeiro, as fias aparecem de saia longa de pregas e com a tal jaqueta do mal. Por que?  Fora os vestidinhos, os shorts, as calças, as blusas, as bolsas, os sapatos e tudo mais que possa ser incrementado com paetês. Imaginem isso de noite, já é pavoroso. Mas azamiga estão usando isso de dia, em plena luz do dia e no calor do centro da cidade, como se isso fosse a coisa mais natural do mundo. Nem vou falar das botas de cano super alto como essas da foto, mas prometo que falo nela depois.

– Misturar todos os estilos de uma vez

Imaginem que a pessoa está “inspirada” e coloca em prática, tudo que “aprendeu” sobre moda e sai nas ruas com esse mix de tendências no corpo. Reparem que nesta foto tem de tudo, do começo ao fim, numa mistureba de estampas, padronagens, texturas, estilos e com uma vergonha alheia enorme.  Definitivamente, nem tudo que é colocado como “trend” pelos editoriais de moda, pode ser visto como usável. Eles vendem um conceito, e para isso, sempre maximizam o que querem deixar impresso na cabeça de todo mundo. É claro que o que efetivamente pode ser usado nas ruas, é a versão minimizada do que foi mostrado nesses editorias e nas passarelas pelos estilistas. Algumas vezes, percebemos que as peças em si, separadas, são super usáveis e bonitas. O que estraga, é misturar tudo como se o mundo acabasse amanhã e a gente precisasse usar tudo hoje.

– Lingerie por cima da roupa

Essa é uma das “modinhas” que sempre aparecem por aí. Mas se você não é a Lady Gaga, amiga, isso não vai ser nada legal! É feio, brega, sem graça, medonho e bizarro! Imagine colocar o sutiã por cima da blusa/vestido? A única pessoa que faz sucesso invertendo a ordem das coisas, é o superman, que usa a sunga por cima da meia. Pra dizer a verdade, nem todos os corselets ficam bem por cima da roupa, e isso tem que ser bem pensado, uma vez que bem usados, os corselts são maravilhosos. Quando surgir esse tipo de “tendência” finge que nem soube, que não viu, e por favor, não incorpora isso, porque é muito mico para uma pessoa só. Ah, e principalmente, não tire fotos que comprovem seu delito.

– Roupas longas arrastando no chão
Outra coisa que ando vendo muito por aí, é a volta das roupas longas, mas desta vez, arrastando no chão.  Sinceramente, visualmente eu não acho que fique bonito, não mesmo! Mas a questão da higiene é a que mais me incomoda. Imagine andar pelas ruas varrendo o chão? Ir ao banheiro com esse pano arrastando pelo piso, caminhas e ver a barra da roupa ficando suja, molhada e mal cheirosa? As roupas tem que nos dar mobilidade para nos locomovermos, para fazermos nossas atividades sem restrição, e se por acaso você viu alguma “blogueira chique” dizendo que isso é tendência, desconfie, porque isso não é nem de longe algo  legal.  Se você quer usar algo bem longo, lembre-se que o máximo de comprimento de uma peça, é o ossinho do tornozelo, pois assim, dá para caminhar sem problemas. O que passar disso é trash!

– Exagerar nos dias de frio

Aqui no Rio de Janeiro quase nunca faz frio. Estou falando daquele frio que faz a gente sair de casa bem agasalhado e protegido. Mas mesmo nos locais onde faça todo o frio do mundo, temos que tomar cuidado para não exagerar na composição do look para não exagerar na mistura de componentes e peças do look. Imagine juntas diversas peças de lã e simplesmente sair por aí?  Não tem como! Não fica bem esteticamente de forma nenhuma. E tem várias maneiras para sair quentinha por aí, sem ter que apelar para algo tão horrendo. Eu mesma, conheço várias meninas do Sul, que andam super bem vestidas, mesmo vivendo em regiões onde as temperaturas são mais baixas. Então, se for pra se inspirar, vamos nos inspirar com quem sabe, né? Porque sair por aí fazendo feio não pode!

– Meia Calça Rendadas

As meias calças rendadas são um luxo, mas quando usadas da forma correta. Elas conseguem transformar um look basiquinho e até sem graça, num look mais elaborado e até mesmo glamouroso. Mas é uma peça forte, muito forte por sinal, que leva a atenção para as pernas. Sendo assim, é desnecessário o uso de outros componentes que sejam chamativos. Usar com roupa estampada nem pensar, com sapatos de cores fortes e contrastantes, também não fica nada bem, misturar com pêlos, paetês, penas e demais “detalhes” que temos visto em várias roupas por aí. Um bom teste sempre é o seguinte: na dúvida, não use! Eu acho que fica bem melhor deixar de usar algo por conta do receio, do que simplesmente usar numa auto confiança destrutiva. E o fato de ninguém falar que está feio, não significa que estamos agradando.Vale lembra que a maioria, não fala mesmo, até porque a “graça” é deixar a gente passar por ridícula.



– Shortinho Jeans

Gente, short jeans é uma maravilha! É uma peça super versátil e que nunca sai de moda, mas não dá para simplesmente comprar um ou mesmo cortar uma calça e sair por aí usando, porque ele não fica bem em todo mundo. As que tem as penas mais grossas e os quadris mais largos (eu por exemplo), ficam com um visual vulgar com esse tipo de shortinho. Portanto, se a sua intenção é não parecer uma mulher fruta, por favor, não use! Eu mesma já tirei uma foto aqui para o blog com um short jeans com meia calça preta por baixo, mas confesso que não vou na rua com ele daquele jeito, porque imaginem como fica a situação?  Esse tipo de peça da para usar nas férias na praia, mas não é uma peça que se use nas ruas como se fosse algo facilmente adaptável. Ah, e mesmo as mais magrinhas e altas, devem tomar cuidado com essa peça, porque assim como essa moça da foto, podem ficar com uma aparência feia, vulgar e inadequada. Aliás, essa foto está hilária, porque o short está na altura do estômago e a pontinha do bumbum está de fora.

–  Ser uma tia da moda

Gente, não é preconceito, até porque eu sou uma blogueira “véinha”. Mas o fato é que algumas mulheres, depois de uma certa idade, começam a correr atrás de uma adolescência perdida. Querem mostrar que ainda estão bem fisicamente e começam a mostrar mais do que deviam. Algumas usam roupas hiper curtas, outras abusam das roupas super justas, transparências, barriga da fora, e em vários casos, isso tudo! O fato é que com a quantidade de tratamentos estéticos disponíveis, nós conseguimos nos manter com uma aparência jovem e bonita por muito mais tempo, mas existem limites que precisam ser respeitados para que ao invés de nos destacarmos pela beleza e boa forma, começamos a nos destacar pela total falta de senso. E não vale dizer que porque viu a atriz tal de tantos anos usando, que vai usar também, porque isso não serve de parâmetro!

– Dar uma de Beth, a feia

Tem gente que quanto mais tendências e modismos incorpora, pior vai ficando. É um tal de coloridos, estampas, modelagens diferentes, peças super largas, acessórios com aparência estranha, seja na forma ou mesmo nas cores, enfim, uma mistura de várias coisas ruins. Eu chamo esse visual de Beth, a feia, porque imediatamente me faz lembrar da personagem da novela e da série, que se vestia de forma espalhafatosa e ridícula, pensando que estava na moda. E não pensem que estou falando isso por conta dos óculos da menina da foto, porque usar óculos nunca foi problema, mesmo que o modelo de armação siga um estilo mais retrô. E usar aparelho também não tem nada a ver em fazer a Beth, a feia. Sabendo fazer boas combinações nos looks, qualquer mulher, mesmo que use óculos e aparelho nos dentes, consegue ficar bonita.

– Mostrar tudo de uma vez

Não tenho problema nenhum em admitir que a menina da foto é linda e está super em forma. Mas se você não está na praia, seja na areia ou passeando no calçadão, ou mesmo na beira da piscina, não use esse visual. Algumas de vocês podem até dizer que eu estou exagerando porque as pessoas não saem assim nas ruas, e eu digo pra vocês: saem sim! Aqui no Rio, por ser uma cidade alegre, quente e cheia de praias, algumas pessoas pensam que podem andar assim o tempo todo: na rua, no supermercado, no médico, no dentista, no salão de beleza, nos eventos…  E tem de tudo, gente com o corpo super em forma (minoria) e gente que nem em sonho poderia mostrar tanto ( a maioria). É um festival de peito caindo por cima da barriga, barriga escapando para os lados, pernas colando de tão juntas, geralmente acompanhados pelos queridos saltos pirulito e de acrílico. Geralmente quem usa essas roupas, diz que tem um estilo sexy, mas sensualidade, nada tem a ver com vulgaridade. Uma dica legal lé mostrar partes, se tá de barriga de fora, coloca uma saia longa, se está de pernas de foram, evite os decotes e por aí vai.
Bom, que atire a primeira pedra quem nunca cometeu um erro em nome da moda. Mas como é errando que se aprende, vamos evoluindo, aprendendo e tendo mais percepção do que realmente fica bem.
Beijos
3 Responses
  • Alice
    novembro 21, 2011

    Adorei tuas dicas… eu não costumo comentar muito por aqui, mas já acompanho teu blog faz um tempo… acho que tu tem um estilo bem diferente das blogueiras "tradicionais" e gosto muito que tu fale essas coisas que as pessoas normalmente ignoram por achar que "se é moda, tem que seguir"… parabéns pelo post! =] Bjos!!

  • Dona Bonitona
    novembro 19, 2011

    Meia calça rendada é o fim…

  • glaucialourencosoares
    novembro 19, 2011

    adorei as dicas!!!
    é sempre bom saber p/ñ cometermos gafes…

    bjs juh

O que você achou da matéria?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *