Dicas de alimentação para o carnaval

por
Olá, meninas,
Com a chegada do carnaval, devemos tomar um cuidado redobrado no que vamos consumir nesses quatro dias. A dica é apostar em um cardápio composto por alimentos leves e bem balanceados, que forneçam energia para o corpo. Abaixo algumas dicas para não fazer feio nos dias de folia:
– Se você como várias outras mulheres, passou uma “fome básica” para aparecer mais sequinha no carnaval, a dica agora é começar a dar uma reforçada na alimentação, pois o corpo precisa de energia para aguentar toda essa correria. Quem vai viajar, geralmente fica mais calminho e aproveita os dias para descansar, mas o povo que gosta das micaretas e dos desfiles das escolas de samba, e de todos os outros movimentos por todo o Brasil que fazem o corpo dançar e suar desenfreadamente, tem que se hidratar constantemente, bebendo muita água e sucos, e tem que se alimentar corretamente também.  

– Evite comidas muito gordurosas e pesadas, assim como os embutidos, pois a digestão costuma ser bem mais complicada. Abuse das saladas e legumes cozidos, que podem vir acompanhados de queijo branco, atum e muitos temperos. A dica principal é que todos os legumes e verduras, sejam bem lavados, porque o risco de uma contaminação por bactéria é grande, e ninguém quer passar mal, justamente nos dias da festa. Massas costumam descer super bem e como vocês sabem, os carboidratos servem para quem precisa de uma “explosão” de força no organismo, para praticar atividades de mais impacto (pular carnaval, é uma delas.). E nem se preocupe com as calorias, porque as massas podem ser feitas ao sugo e sem aquela tonelada de queijo parmesão que a maioria coloca. Sendo assim, estão liberadas.
–  Procuro se alimentar pelo menos de três em três horas e as frutas são ótimas opções nesta época: maçã, banana, melancia, melão, goiaba, morando, acerola, ameixa, depois de bem lavadinhas, não tenha medo, se jogue nas frutas! Para dar um gás à mais, misture cereais (de preferência, sem açúcar) junto com elas, ou mesmo aveia em flocos, pois tornam a refeição mais consistente. Os iogurtes também são super bem vindos, assim como barrinhas de cereal. As refeições mais importantes são o café da manhã e o almoço, por isso, nada de preguiça na hora de comer. Peito de frango e peixe grelhados, são alimentos perfeitos e que rendem ótimas refeições.

–  Não misture energéticos com café e bebidas alcóolicas. Eu sei que é praticamente impossível esperar que o pessoal não beba no carnaval, mas se for fazer isso, faça de forma consciente. Geralmente essa mistura de bebidas na ânsia de se obter mais ânimo para a folia, deixa um saldo de mal estar tremendo. Duas boas bebidas que devem ser consumidas sem moderação, são a água de coco e o Gatorate, pois ambos repõem os sais minerais perdidos no meio da agitação.
– É impossível não comer nada nas ruas, mas até para isso, tenha atenção de ver como esses alimentos estão sendo feitos, porque consumir algo que foi feito sem higiene, pode causar vários problemas ao nosso organismo. As vezes nem se vê, mas pense somente que os ambulantes que vendem comidas nas ruas, precisam utilizar o banheiro para fazer suas necessidades, e bem todos retornam para a barraca com as mãos higienizadas da forma correta. Isso pode fazer com que contaminem os alimentos com coliformes fecais,  e isso, não é nada legal. Levar um lanchinho de casa não é vergonha alguma, ou comprar um pacotinho de biscoito industrializado. As latinhas de cerveja e de refrigerante, também precisam ser lavadas antes, porque antes de serem acondicionadas para gelar, são colocadas no chão.

Imagens de Internet
– Parece até orientação de mãe, mas não aceite bebidas e alimentos de estranhos na rua. Com tanta violência acontecendo, as vezes um gesto aparentemente sem maldade, esconde algo bem pior. E por fim, quando terminar a festa, faça uma pequena dieta de desintoxicação, tomando uma boa sopa de legumes com aipo, pois são ótimos pra isso. Tome também bastante água de coco, suco de frutas e fique nos grelhados e assados. Sua saúde agradece e você vai estar novinho para voltar à sua vida normal na quarta-feira de cinzas.
Beijos

Nota: Por conta de “alguns probleminhas” volto a informar, que o texto é de minha autoria e não ligo se você reproduzir em seu site/blog, mas me credita, tá?

1 Response
  • Bell
    fevereiro 17, 2012

    Aguei q tdelicia!!!

O que você achou da matéria?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *