Olá, meninas,
Quando compramos algum produto cosmético podemos perceber que a quantidade de substâncias presentes neles é muito grande. Para falar a verdade, grande parte do que está escrito nas embalagens passa longe do conhecimento da maioria, que nem faz noção para que servem. Mas vale super a pena se informar e entender um pouco mais daquilo que estamos usando, principalmente quando esse uso é direto no nosso corpo. Nos tempos das nossas avós, usava-se vários produtos caseiros na busca da beleza, mas hoje em dia, não compensa mais investir em tratamentos deste tipo. `Primeiro, porque os produtos industrializados tem sua ação potencializada e assim, fazem efeito com muito mais rapidez, desde que sejam usados da forma correta e estejam dentro do prazo de validade. Então se vamos usar os cosméticos que a indústria todos os dias nos oferece, vamos entender alguns termos?
Entenda mais o que há nas fórmulas de desodorantes, sabonete íntimo, maquiagem, esmaltes, perfumes, cremes, condicionador, xampu, spray e outros cosméticos:
Corretor de pH
O pH indica se uma solução está ácida, neutra ou alcalina. Nos itens de beleza, o corretor aproxima o pH do produto ao do local de aplicação. Se estiver desajustado, favorece a proliferação de diversas bactérias.
Emoliente
É responsável por formar a massa homogênea de cremes e xampus. Ele ainda amolece e suaviza a camada superficial da pele, a epiderme, diminuindo a aspereza e o ressecamento.
Propelentes
São um conjunto de gases que, sob pressão, tornam-se líquidos. Aparecem nos aerossóis e, quando saem da embalagem, viram uma nuvem de partículas. É utilizado nos desodorantes.
Umectante
Faz com que o cosmético tenha uma aparência uniforme e atrai água para pele e cabelos, o que ajuda a manter a beleza natural. Trabalha em conjunto com o emoliente, já que tem uma função bem semelhante.
Antioxidante
Evita a degradação da fórmula, impedindo que ela estrague. Também recebem esse nome substâncias que capturam os radicais livres e combatem o envelhecimento precoce da pele, como a vitamina C.
Umectante
Faz com que o cosmético tenha uma aparência uniforme e atrai água para pele e cabelos, o que ajuda a manter a beleza natural. Trabalha em conjunto com o emoliente, já que tem uma função bem semelhante.
Conservante
Esse aditivo, presente em todos os produtos, tem o poder de impedir e controlar a ação dos micro-organismos que podem entrar no recipiente e anular as propriedades do cosmético. Isso garante seu prazo de validade.
Emulsificante
Possibilita a união entre água e óleo. É encarregado de homogeneizar a solução final que é oferecida ao consumidor. Ele também hidrata: puxa a água de camadas profundas para a tez.
Espumante
Cria bolhas de ar, e isso aumenta a quantidade do produto na hora do uso. Fricção e água são suficientes para fabricar espuma. Mas engana-se quem acha que esse ingrediente é o responsável pelo efeito de limpeza.
Espessante
Torna o caldo do composto mais consistente e pegajoso. Mantém as características físicas do produto, promovendo a rápida fixação. E não deixa que o cosmético fique aquoso.
Depois dessas explicações, ficou tudo mais fácil, não é mesmo? Agradeçam ao M de Mulher que mais uma vez deu a dica.
Beijos
O que você achou da matéria?