Câncer de mama – É possível vencê-lo!

por
Tenho visto algumas imagens, principalmente no facebook, com mulheres que venceram o câncer de mama. E por mais impactantes que elas pareçam, e que realmente sejam, elas servem de alerta para que nos cuidemos ainda mais. À partir dos 40 anos, toda mulher tem por obrigação, fazer a mamografia. Aquelas que tem histórico de câncer de mama na família, tem que começar a fazer os exames antes, e quem vai definir isso é sempre o médico. Eu já faço tem um tempinho, embora não haja histórico na minha família, comecei a fazer antes, e nunca encontrei dificuldade na realização do exame. Vou ao médico, ele faz o pedido e eu ligo para a Labs e marco o dia. Mas eu sei que as coisas não são tão fáceis assim para quem não tem plano de saúde. Poucos hospitais públicos tem mamógrafo e muitos que tem, estão com eles parados com problemas e aguardando um conserto que nunca acontece. Enquanto isso, infelizmente o câncer de mama continua matando milhares de mulheres todos os anos, e a maioria morre, porque descobre a doença tardiamente. Então, temos que fazer valer nossos direitos e continuar tocando nessa tecla, falando sempre sobre o assunto e exigindo das autoridades medidas mais sérias. Muito além da doença em si, existe um fator que mexe muito com o psicológico de qualquer mulher, que é a mutilação de uma parte do corpo, que é um forte símbolo de feminilidade. Hoje, felizmente, contamos com muitos recursos na cirurgia plástica, que consegue reconstruir a mama, devolvendo a auto estima à muitas mulheres. Mas mesmo aquelas que ainda não conseguiram essa reconstrução, tem dado uma prova imensa de força, ao se exporem em fotos mostrando seu corpo com ar marcas da passagem do câncer nas suas vidas. São mulheres corajosas que tem nos mostrado que mesmo após uma doença tão terrível, é possível recomeçar a vida e viver cada dia, como se fosse o primeiro.

Imagens da Internet
Parabenizo à cada uma que teve a coragem necessária para mostrar que a vida, está além de tudo, dos pudores, do medo, e do preconceito! A vida, vale mais do que qualquer coisa!
Beijos,
Juh Sarah
1 Response
  • Fatima Rivera
    junho 14, 2012

    Minha mãe teve câncer de mama, mas infelizmente ela nao resistiu e venho a falecer. Mas uma causa disso eu sei ela nao ia ao medico fazer exames de frequencia, e o tumor ja tinha 1 kilo e ja estava com metastases nos ossos, por isso eu digo a mamografia e dolorida mas vale a pena pq depois serão muito mais pessoas com dor.. na familia pela falta do ente querido.

O que você achou da matéria?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *