The Voices Brasil – análise das finalistas negras

por
O The Voices Brasil chega ao fim agora no próximo domingo. Vários talentos desfilaram por aquele palco, mas eu gostaria de compartilhar com vocês, um pouco do que percebi nas candidatas negras que permaneceram para essa final. Todas, mulheres talentosas ao extremo, com personalidade própria e um estilo único. Cada uma nos encantou e de uma forma, de um jeito, de uma maneira. E tenho certeza que o Brasil inteiro sorriu e chorou quando elas cantaram. Abaixo, um pouco do que consegui captar à respeito dos seus tipos e estilos, tendo como base a forma que interpretaram as canções, sua postura no palco e seu figurino.
Hellen Oléria é mesmo visceral! Forte e grandiosa, da forma mais sublime que se possa falar, pensar ou ser Ela representa a toda a eloquência da mulher guerreira e tem traços ancestrais em seu timbre totalmente diferenciado. Não existe nada que essa mulher cante que consiga ficar ruim, porque ela mesma, domina de forma aparentemente simples, a música, e todos à sua volta. Com seu estilo próprio, brinca com a sonoridade, com os sons, interpreta letras, mas também ruídos e expressões contidas em cada nota, por mais que se mostre secreta e oculta dentro da canção. Ela é realmente estupenda e tem consigo o talento embutido em cada gene do seu DNA. O figurino dela, assim como ela mesma, é forte e se inspira em peças grandes, como maxi colares, maxi brincos, geralmente em tons de prata, que combinam mais com a coisa meio tribal que a cerca. Por conta do excesso de peso, atribuíram-lhe batas compridas e bem soltas, que por vezes, são em formato de asa de morcego. Os vestidos são largos, soltos, assim como as blusas e saias, permitindo que ela esteja à vontade no palco, e possa circular por ele, tranquilamente. As estampas em animal print, se fazem presentes, mais uma vez reafirmando a força do tribal que ela tem impregnada na veia. Também tem lugar estampas étnicas, brilhos (ao bom e velho estilo Tim Maia) e estampas de folhagens diversas. Isso sem falar na mistura de texturas. As vezes ela vem com saltos altos, por vezes, sandálias baixas, mas com os vestidos longos, ela se apresenta bem melhor, com os pés no chão. Os óculos ao estilo nerd são marca registrada, assim como o cabelo black e o uso de muito pouca maquiagem.
Ludimilhah Anjos, também é forte. Mas a sua força se traduz num gingado mais malemolente, numa pegada mais sensual. Isso mesmo, ela é o tipo de gordinha que faz questão de deixar marcado o seu lado sensual. Ela viaja entre vários elementos musicais, e consegue interpretar os sucessos, de forma que tudo pareça uma alegre e divertida pista de dança. Com um linguajar mais voltado ao público GLS, com várias gírias peculiares à esse universo, ela surge envolta em vestidos justos, que marcam os quadris e o bumbum, sem o menor constrangimento ou problema. As pernas, em vários momentos aparecem de fora, em cima de saltos altos e super femininos.  As calças assim como os vestidos, surgem marcando as formas do corpo e pelo visto, ela pouco se importa em ter a barriga marcada ou os quadris evidenciados, porque ela é bem maior do que isso quando canta. Ela tem a voz. Os cabelos alongados, num degradê que mostra pontas mais claras, surge sempre modelados com babyliss. Argolas grandes, assim como pulseiras e anéis, surgem dando um toque à mais aos seus looks, que sempre misturam texturas e estampas. Ou quer mais  ousadia do que misturar paetês foscos com estampa de zebra? Aplicações metalizadas também acompanham suas peças, e em vários momentos, vemos blusinhas mais leves em chifon ou voal, surgindo, sempre coloridas e com estampas interessantes. A maquiagem em tons de terra, deixa seu sorriso ainda mais em evidência.
Késsia Abreu é simplesmente uma dama. O seu jeito, seu porte, tudo nela nos lembram que se trata de uma dama fina e com requintes que devem ser apreciados. O corpo esquio fica bem com praticamente tudo, e por isso, ela abusa de vestidos ao estilo Diva, muitas vezes longos e ricos em detalhes. Bordados, rendas, aplicações, brilhos e texturas diferenciadas, tudo surge compondo um visual cheio de detalhes e muito primoroso. Braços de fora e colo sempre aparente, valorizam ainda mais seu tipo físico. Os cabelos que originalmente são curtos, em vários momentos surgem presos, com a companhia de apliques de tranças ou de coques, que só servem para deixar ainda mais evidenciados, os traços finos do seu rosto e seu enorme sorriso. As sandálias e peep toes, são de saltos finos, e assim como as bijuterias que ela usa, são delicadas. A maquiagem surge com tons mais coloridos, seja nas sombras, que são geralmente azuis,  como no blush, mais rosado e firme. Ela tem sem dúvida alguma, uma elegância imensa ao se apresentar, e consegue emocionar o público com suas interpretações doces e ao mesmo tempo, cheias de personalidade e maturidade musical. A perfeita comunicação com a câmera, e domínio de palco, acabam por completar o perfil dessa cantora excepcional.
Thalita Pertuzatti emociona e mostra que é mesmo uma estrela. Seu timbre único e suas notas mais agudas, mostram que em vários momentos, as canções se elevam para reverenciá-la. Ela tem alguma coisa que me lembra, mesmo que de relance Whitney Houston.  Sua postura firme diante das câmeras, e sua forma de deixar que a música domine todo o ambiente. Firme e decidida, mais do que uma promessa, ela é uma realidade de talento. Os cabelos geralmente em cachos largos modelados pelo babyliss, criam um visual moderno por conta do comprimento curto. A bela postura no palco, lhe rende figurinos belíssimos que ressaltam anda mais o que ela tem de bonito. Vestidos longos e fluídos, com decotes em V ou com plissados  ou recortes que valorizam o modelo, são vistos, sempre com detalhes com brilho, de pedras, aplicações de paetês foscos e brilhosos. Também surtem vestidos retos mais curtos e mais ajustados ao corpo, que junto com scarpins delicado, deixam o visual ainda mais requintado. Gostei muito de ver no último domingo, que houve uma mudança no visual dela, e os cachos deram lugar a um cabelo escovado ao estilo chanel, com os fios mais claros em destaque. A estampa em animal print surgiu num tubinho inspirador e que lhe caiu muito bem junto com maxi colar. Uma maquiagem discreta porém com personalidade, com o blush terracota marcado, com olhos esfumados, aparece sempre ao lado de acessórios grandes e expressivos, em especial, os brincos.
Bom, depois dessa análise, tenho que confessar que por motivos óbvios, eu estou torcendo para que uma delas vença o programa. Ter uma mulher negra vencendo essa competição, vai ser algo muito representativo para mim e para muitas outras mulheres. Já tenho a minha preferida e minha torcida já está mais do que firme. E vocês, estão torcendo por quem?
5 Responses
  • BRECHOZINHO DA MEL( HANNALU)
    dezembro 16, 2012

    Eu amei seu post, suepr bem escrito!

  • Fernnandah Criloura
    dezembro 13, 2012

    Ótima postagem. As quatro são maravilhosas! Torço muito por Thalita, porque tem uma voz que toca na alma.

    Estamos muito bem representadas, por cantoras negras brasileiras, nesta nova geração de artistas.

  • Ayeska A
    dezembro 12, 2012

    Késiaaaaaaaa, voz incrível, timbre único, pose de rycaaaaa!!! ADORO!

  • Jackie
    dezembro 12, 2012

    Amei o post Juh

    As meninas são maravilhosas 'guenta' coração domingo pq o bicho vai pegar Páaaaaaaaaaaaaa rs

    Eu amo esse jeitinho extrovertido da Ludmila ela tem uma voz maravilhosa e potente. Késia é mesmo uma Diva quem não se emocionou quanto ela cantou Listen da nossa Diva negra Beyoncé?!
    Talita ai fiquei triste p1 ela não avançou para a final mas seu talento e a oportunidade de ter participado do programa vão abrir portas com certeza!

    Bom escrevi um monte e não disse quem é minha favorita rs é a Ellen pela entrega no palco, pela versatilidade nas interpretações #maravilhosa

  • claudia
    dezembro 11, 2012

    Adoro e me identifico muito com o estilo da Ludimilhah que não esconde as curvas avantajadas como diz meu marido…. agora no quesito quem merece vencer não tenho uma preferida,cada domingo torço para uma candidata diferente é uma loucura…..

O que você achou da matéria?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *