Dicas de organização: arrumando e desapegando

por
Aquele mundo em que tínhamos que sair de casa para ver o que havia de bom para ser comprado já não existe mais. Hoje, pela internet encontramos grande parte do que precisamos e com isso, temos comprado e consumido bem mais do que há anos atrás. São sapatos, bolsas, maquiagens, eletrônicos, gadgets, roupas, alimentos, móveis, utensílios, enfim, os mais variados tipos de produtos que tem feito a nossa alegria. Mas a grande questão é que atualmente, os imoveis comercializados tem cada vez menos espaço, são bem menores do que os de antigamente e nós, temos bem mais que nossos pais e avós. O que fazer então, diante de uma quantidade absurda de coisas que vamos adquirindo e quem sabe, até acumulando? Resolvi deixar algumas dicas aqui, para ajudá-las na árdua tarefa de manter a casa organizada.
Pratique o desapego – Muitas vezes achamos que nossas recordações precisam estar presas à antigas coisas que sequer usamos. Guardamos coisas que sabemos que não vamos usar pelo simples fato de nos sentirmos emocionalmente ligadas à elas de alguma forma. O grande problema, é que as coisas antigas e sem uso, toam espaço e a visibilidade das coisas que fazem parte do nosso dia à dia e que efetivamente usamos e precisamos. Por isso, abra o coração, respire fundo e vá se desapegando de tudo que sabe que não vai mesmo usar. Não espere entrar em roupas que não lhe cabem mais há anos, não guarde brinquedos antigos dos filhos e nem mantenha sapatos que você sabe que simplesmente acabam com os seus pés. Desapegue-se! Faça doações e/ou monte um bazar, mas livre-se de tudo que ocupa espaço em vão.

Mantenha um esquema de organização eficiente – Organizar pode parecer complicado num primeiro momento, mas à partir do momento em que você cria uma rotina de organização, o próximo passo é somente seguir e manter. Procure manter agrupados objetos que sejam semelhantes e tenham a mesma função. Use e abuse de caixas organizadoras, pequenos armários, estantes ou mesmo utilizando cabides e prateleiras nas paredes que podem estar visíveis ou não. Exercite a sua criatividade e reutilize materiais na criação de cases e organizadores dos mais diversos para acomodar bijuterias, produtos de beleza, remédios, maquiagem e cosméticos. Faça de forma que o acesso e a visibilidade sejam preservados, para que nada se perca por causa do esquecimento, até porque, os produtos tem prazo de vencimento.

Utilize todos os espaços – Muitas vezes ignoramos espaços preciosos que temos disponíveis em casa, e isso acaba nos privando de mais locais que poderíamos usar para guardar nossas coisas. Hoje, existem vários móveis funcionais, que podem nos ajudar nessa missão. Puffes que podem acomodar calçados e bolsas, sapateiras lindas que podem ser colocadas na área de serviço ou mesmo na sala  fazendo as vezes de aparador. Observe bem a sua casa e olhe com carinho cada cantinho que poderá servir para acomodar mais algumas coisas que estão espalhadas.
Estabeleça um limite – Na vida, em vários momentos precisamos nos impor um limite para garantirmos que não vamos passar da conta. Isso vale também, para as coisas que vamos adquirindo. Que tal estabelecer por exemplo, um limite na quantidade de calçados? As vezes temos tantos sapatos, e mesmo sabendo que não usaremos todos, sempre estamos querendo comprar mais. Faz parte, eu entendo, mas que tal estabelecer um número? Assim, quando chegar um novo, um outro tem que sair para ceder seu lugar e fazer alguém feliz com uma simpática doação. Faça isso não somente com sapatos, mas com tudo que pode ocupar o espaço das coisas novas, que você certamente vai comprar.
Enfim, a vida é feita de movimento e por conta disso, tudo precisa chegar e ir. Se for para se apegar, se apegue à pessoas que valham à pena, sentimentos e emoções que lhe façam bem. Desapegue-se de coisas, porque de fato, elas não precisam ter tanta importância assim, dentro do nosso coração.

2 Responses
  • Amanda SRuas
    agosto 5, 2013

    Amei as dicas, muita criatividade!!!!

    Top Air Eletroshop

  • Vi Furrati
    agosto 2, 2013

    Ótimas dicas!

    oblogdafenixx.blogspot.com

O que você achou da matéria?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *