A Julia Plus é uma griffe de moda plus size, que por sinal, tem se destacado muito no cenário. Desde que começaram, os avanços são significativos e relevantes, e eu sempre reparei que eles sempre fizeram parte do restrito grupo de lojas que colocava em seus editoriais e na sua loja virtual, modelos negras, e sempre os elogiei por conta disso. E o mais importante não é somente colocar a mulher negra representando a marca, mas fazer isso sem que se torne algo caricato, forçado ou fora de propósito. As modelos negras precisam ser vistas e valorizadas, mas isso só vai acontecer quando elas forem vistas como mulheres comuns, sem estereótipos ou sob o jugo de qualquer tipo de preconceito mascarado. São apenas mulheres, são apenas modelos e estão ali para fazer o seu trabalho. E fiquei muito feliz ao ver as fotos da campanha de outono/inverno da marca, composta só por mulheres negras (belíssimas, por sinal). E só as mulheres negras sabem o quanto é importante se verem representadas por outras negras, o quanto é engrandecedor perceber que houve um cuidado por parte da empresa em apresentar um trabalho leve, moderno e cheio de estilo. Toda a produção, desde os cabelos, os looks, e as makes, foram concebidos de forma acertada, e não caíram no lugar comum que muitas marcas caem: mostrar a mulher negra de forma caricata. Isso acontece porque muitas vezes, as intervenções voltadas para o étnico são tão fortes, que o visual acaba fugindo da realidade, do que realmente seria usável pela mulher negra moderna, que se divide entre a carreira, estudos, família e entretenimento. Enfim, desejo do fundo do meu coração, que várias outras marcas possam enxergar a necessidade da visibilidade da mulher negra dentro do mercado da moda e da beleza, pois somos consumidoras potenciais e movimentamos quantias extraordinárias todos os anos, com cuidados com o corpo, cabelos, roupas, sapatos, maquiagens e cosméticos. Se consumimos, existimos, e se existimos, por que somos tão esquecidas por esse mercado? Enfim, que haja maturidade e feeling para produzir trabalhos de qualidade como esse, porque representatividade importa, e faz com que nos sintamos ainda mais ligadas às marcas que tem a sensibilidade de perceber isso.
Abaixo o vídeo da campanha, que assim como as fotos, é de super bom gosto. Assistam, porque vale a pena.
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