O peso de uma decisão

por
Olá, meninas,
O assunto agora é bem polêmico. E pensei bastante antes de escrever, porque quero deixar aqui as palavras certas. A atriz Suzi Rego, foi capa da edição 687 de 18 de julho da Revista Época. A reportagem principal da revista, fala sobre a possibilidade do emagrecimento, sem o uso de remédios. Mas não vamos nos ater à isso. O foco principal é que a atriz que já foi Miss e Modelo, deixa claro o seu desejo de emagrecer. Ela hoje pesa 80 kg (eu acho que é mais, mas se ela diz…) e usa manequim 46.  Suzy na  verdade diz que já chegou a pesar 104 kg, quando estava grávida dos gêmeos Marco e Massimo, que acabaram de completar dois anos. Apesar de interpretar uma gordinha na novela da 7 –  Mode e Assopra – da Rede Globo e de ter aceito desfilar num evento de moda GG, ela deixa claro que isso é somente uma fase. Pois quer voltar a vestir 42. O evento em especial, é o Fashion Weeekend Plus Size, idelizado pela Renata Poskus Vaz – e dona do blog Mulherão. Suzy desfilou à convite da marca de jeans Dardak.

Sem dúvida, o evento é um sucesso e vem sendo sempre notícia na mídia e as meninas do Mulherão, estão sempre em ótimos programas de TV dando entrevistas, realizando desfiles e falando de suas experiências. Não há como negar o serviço prestado pelo blog e sua equipe. O blog na verdade, é voltado para mulheres acima do peso, estejam elas apenas com sobrepeso, ou sejam de fato consideradas obesas. Tem muita informação, dicas de moda e tudo mais, sempre pensando nesse público tão especial. Mas veio justamente desse público especial, a acusação de que Suzy Rego teria traído o movimento GG, ao declarar que deseja emagrecer. A atriz deixou claro que não se aceita e não consegue se imaginar tendo esse peso. E que vai fazer de tudo para voltar à antiga forma.

Agora me digam uma coisa, isso seria motivo para alguém ser acusado de traição?  Pergunte a alguém que diz que se ama e se aceita, mesmo estando acima do peso, que se houvesse uma maneira de perder peso, uma oportunidade real, se essa pessoa não a agarraria. Se estivesse nas mãos de todo gordinho emagrecer, tenham certeza de que ele emagreceria. De fato, ninguém quer ser gordo!  E pra Suzy Rego dever ser bem mais complicado se ver gorda, porque ela era magra. Não passou a infância e adolescência gorda como alguns. Mas existem alguns pontos muito importantes, quando você já fez de tudo para emagrecer sem sucesso, quando percebe que não consegue manter uma rotina diária de atividade física e reeducação alimentar que lhe proporcione uma perda de peso gradual e quando não quer se submeter à uma cirurgia bariátrica (redução de estômago), o melhor mesmo é se aceitar!  Porque não dá pra viver o resto da vida se lamentando por metas não alcançadas. E se aceitar, se mostra um caminho digno, decente e muito inteligente por parte de quem se mantém gordo.
FOTO BLOG MULHERÃO

Mas mesmo exaltando as qualidades desse Orgulho GG, eu tenho que dizer, que, isso vale, para pessoas que estão com um determinado índice de IMC, porque existem casos, em que mesmo a pessoa se aceitando, se amando, precisa admitir que precisa de ajuda. Não se trata somente de um problema de auto estima, mas de saúde.  Mostrei outro dia alguns looks da Juliana Romão neste post. Ela é uma gordinha linda! Mas tá bem longe de ser obesa. Tem sobrepeso. Mas quando as coisas fogem do controle, e o peso vai aumentando de forma assustadora, vemos pessoas que vão deixando de viver e se fecham em suas casas, e perdem o que chamamos de vida, e assim, num exílio involuntário, vão se perdendo de si mesmas.
Vi algumas fotos num site chamado Adipositivy que mostram pessoas muito obesas. E um movimento de exaltação dessas formas gigantes. E vamos ser sinceros, o ser humano, não tem estrutura para pesar tanto. Não fomos feitos para ter todo esse peso. Clique aqui para ver esta foto e diga se isso é motivo de orgulho pra alguém. As vísceras sendo comprimidas pelos ossos e pela gordura, as articulações em pane, problemas sérios de saúde, como hipertensão, diabetes e apinéia do sono, o coração cansado de bombear sangue num corpo tão grande. Nesses casos, não há orgulho que salve. Imaginem caminhar com dificuldade, não conseguir dormir um sono tranquilo, viver à base de remédios,  não poder correr com os filhos, e nem estou falando em não caber em nada que existe nas lojas convencionais, não poder ir ao teatro, ao cinema, ser ridicularizado no transporte público, não caber direito no banco de um carro e não conseguir trabalho. E em muitos casos, não conseguir nem fazer a sua própria higiene de forma correta. É disso que a Suzy Rego quer fugir! E eu entendo ela! Com dois filhos pequenos e totalmente dependentes dela, a última coisa que ela quer nesta vida, é perder a saúde. Então, não venham me dizer que ela está errada por querer emagrecer, porque ela está mais do que certa!  
O problema é que existem alguns gordos que por não serem capazes de tomar uma decisão definitiva, seja ela  com ou sem cirurgia, preferem acusar qualquer pessoa que seja corajoso o suficiente para tomá-la. Já ouvi muita gente (acima do peso, geralmente), falando de quem operou o estômago: “Emagreceu, mas vai engordar tudo de novo. Porque eu conheço fulano que operou, ficou magrinho, mas engordou tudo de novo.” Parece que existe um prazer monstruoso em torcer para que o outro volte a engordar. Parece que dói mais o sucesso do outro, do que a própria derrota dessa gente. E mesmo quem emagrece sem cirurgia, ouve essas graças, de que vai engordar de novo, como se isso fosse uma sentença pré determinada e que deve ser aceita como irrevogável. Quer saber, eu não aceito!
“Ah, mas então se falava que se aceitava, porque emagreceu?” Perguntam alguns. Mas o fato é que se aceitar, não significa ser imutável. Hoje eu aceito e gosto do meu cabelo exatamente do jeito que ele está, mas isso não significa que eu tenha que ficar com esse corte, com esse tamanho e com essa cor de cabelo pra sempre. Mudar faz parte e não me torna traidora de mim mesma, nem dos meus princípios. Me amo, me aceito, mas faço de tudo pra melhorar o que sou. E isso não significa que eu seja infeliz ou insegura com a minha aparência. Então, se existe uma possibilidade de emagrecimento, para qualquer pessoa, com ou sem cirurgia, ela deve ser abraçada, defendida e apoiada.
Também não aceito os ex-gordinhos, agora magros, que fizeram a redução, achando que todo mundo tem que fazer. Como se a cirurgia fosse algo simples como ir fazer as unhas no salão de beleza. É uma cirurgia, gente! E bem séria por sinal! Quem faz tem que estar plenamente certo de que é isso que deseja. Ninguém deve operar por imposição ou pressão de ninguém. É uma atitude pessoal, tanto que os médicos não obrigam. Já vimos muitos casos de gente que morre porque se nega a operar. Mesmo assim, correndo risco de morte, nem a família, e muito menos os médicos, podem impor alguma coisa. E algumas pessoas conseguem se manter gordinhas, mas com um peso aceitável e mantem-se saudáveis, cuidam da saúde. Tem via social ativa. Conheço vários gordinhos que malham inclusive. Então, o que eu penso que deve existir sempre, é o bom senso de cada um perceber o que é melhor para si.
Ao invés de agredir, de acusar e de desejar o mal, que cada um perceba o seu caminho. E uma vez tendo percebido, seja forte o suficiente para prosseguir por ele. Entenda que tudo na vida tem um preço, se levar uma vida de restrições para manter-se no peso é complicado, mas manter-se gordo também tem um grau de complicação elevado. Afinal, a vida em si, não é feita de facilidades. Resta para cada um, escolher aquilo que vai ser mais fácil aceitar e conviver. E uma vez feita essa escolha, que a opinião do outro seja aceita, respeitada e validada. Não  como uma verdade absoluta, mas como uma verdade dele e que somente à ele serve. 
Beijos 
Em tempo: Eu de minha parte, vou viver lutando com a balança e tendo minhas dificuldades e vitórias diárias. Me entregar, jamais! Afinal, quando se trata da gente, nenhum investimento é alto demais!
21 Responses
  • Gabriela
    agosto 12, 2011

    Eu acho que é importante a pessoa se aceitar como obesa, mas não para permanecer gorda, e sim para ter a consciência de que obesidade é doença. Portanto, se ela se aceita e tem uma boa auto-estima, vai querer restaurar sua saúde. Pessoas obesas (doentes) e anorexicas (doentes) precisam se aceitar como doentes para poderem mudar. Sou totalmente contra conformismo com obesidade, pois obesidade é doença e doença nenhuma deve ser aceita, muito menos incentivada. Realmente, existe uma ditadura da magreza e existe SIM muito preconceito contra obesos que traz sim MUITO sofrimento a eles. Mas acho que o preconceito contra o obeso pode servir de "limonada" para que ele se esforce para emagrecer por questões de saúde…pense: se não existisse o preconceito contra os obesos, a maioria estaria aí, morrendo das doenças que a obesidade causa….obeso esperto é obeso que quer deixar de ser obeso. Não para ser aceito, mas para ser saudável. E se não fosse o incômodo causado pelo preconceito que eles sofrem, a maioria estaria acomodado, pois não é nada fácil emagrecer. Não acho que a obesidade deva ser incentivada nem aceita, pois é doença. Mas a exigência por um padrão de magreza inatingível é realmente um grande perigo e jamais deveria ser incentivado, pois excesso de magreza forçada também é doença. Eu acho que as pessoas deveriam aceitar suas imperfeições e as imperfeições dos outros, pois perfeito, só Deus. Um pneuzinho aqui, um quadrilzinho largo ali não mata ninguém e são só meras características, que deveriam servir de fator de subjetividade, já que padrão sugere pessoas iguais em larga escala….e é bem chato ver as pessoas perdendo suas identidades, não se reconhecendo mais no espelho, só pq tem que se enquadrar em um padrão para serem aceitas. Hoje em dia vc não vê mais pessoas com cabelos de cores e texturas naturais, pq as pessoas simplesmente se descaracterizam para se enquadrarem nesses tais padrões tão cruelmente cobrados. Concordo com vc sim, qdo diz que, em nossa sociedade, quem não pertence ao padrão estabelecido é simplesmente posto de lado, descastado. Seria muita hipocrisia dizer que não. Mas o ideal é que isso não existisse, ou fosse minimizado. Por isso, graças a Deus, existem as leis.
    Existe preconceito contra gordo sim! É é uma ditadura tão cruel que nem sequer uma barriguinha pneuzinho de bicicleta é aceita com naturalidade. Até as pessoas com sobrepeso são tratadas como obesas. Não se pode engordar 5 kg que já virou mostro! Pura verdade! Imagine o que não fazem com os obesos mórbidos! Por isso as pessoas estão virando anorexicas ou se entupindo de remédios para emagrecer ou até mesmo se entupindo de coisas para ganhar músculo e arrebentando as articulações nas academias!
    É realmente muito difícil a pessoa se aceitar sem nenhum incentivo, se aceitar vendo que ninguém a aceita. É fácil falar para o gordo não ligar, difícil é estar na pele dele! atualmente, nenhuma "imperfeição" é aceita! Essa é a verdade! Não existe respeito às características individuais das pessoas. Querem que as pessoas sejam cópias em larga escala de um modelo estabelecido pela mídia. As parcelas da sociedade que não se enquadram nestes padrões e que por isso são execradas devem lutar por seus direitos! Eu apóio tudo nesse sentido!

  • Eloá Marques
    agosto 2, 2011

    A Suzi Rego é linda mesmo gordinha, rs…mas como vocÊ não acredito que ninguém seja gorda feliz, pode sim ser feliz e estar gorda.

    Eu estou no auge dos 80kg, super chateada pois sempre fui magra e as vezes tenho vontade de assumir meu lado fofo, mas sei que não é o que eu quero, por isso vou lutando contra o hipotireoidismo com a esperança de não me tornar uma obesa e de pelo menos me sentir bem nas roupas que visto, pois no momento não me sinto nada confortável.

    Ótimo post!!!

    Beijinhos lindona :)******
    http://www.saladamista2.blogspot.com

  • Christiane Smokovicz
    julho 31, 2011

    Juh, post muito bem escrito, Parabens! concordo com tudo! beijoca

  • Thalitha Mercês
    julho 30, 2011

    OI QUERIDA! TE ACHEI NO GOOGLE DA VIDA E VIM CONHECER SEU ESPAÇO. AMEI ESSE POST SEU , E ATÉ EU UERIA PERDER UNS L=KILINHOS- AO MENOS 5. HAHAHAH

    VISITE MEU HUMILDE BLOG:
    http://COISASDETHALITHA.BLOGSPOT.COM
    BJOKAS

  • claudiauchoa
    julho 29, 2011

    Infelizmente, vivemos em um mundo em que MUITAS vezes falar o que se pensa é falta grave. Traição pra mim é abandonar o que se acredita pra ser aceito. Conheço alguns gordinhos que não tem qualquer problema de saúde e muito magrinhos que estão bem escancalhados. Ser gordinho é muito diferente de obeso, se vc está ou é gordinho a escolha é sua; não minha ou de qualquer outra pessoa. Eu estou cansada desse padrão: todo mundo deve ser magro, não pode envelhecer e se for possível tem que ter um cabelão liso. Pelo amor de Deus mulherada a gente já lutou por direitos iguais,lutamos pra ter salário equiparados com os dos homens, já lutamos até pelo direito ao voto;merecemos ser quem queremos ser.

  • incondycional
    julho 29, 2011

    Nossa. primeiro.. a Suzi Rego tem 80 quilos?? Jurava que era BEM mais… pq ela é alta né?? Se tivesse isso não estaria aparentemente gordinha não!
    E tb acho que o certo é que todo mundo que tem oportunidade de poder emagrecer, deve emagrecer sim! Tem gente que se "fecha" tanto nesse smovimentos que esquecem que saúde deve vir em primeiro lugar! E depois, claro, vc ficar do jeito que se sentir melhor!!

    Beijoss
    Dy

  • Jackie
    julho 29, 2011

    Excelente artigo!
    Saúde em 1º lugar eu tbm vou continuar na luta contra meus quilos extras!
    Acima de tudo você tem que gostar de você esquecer esse 'falso padrão de beleza' e procurar estar de bem com o espelho, balança e saudável acima de tudo!

  • blogbelasmulheres
    julho 29, 2011

    Mesmo gordinha ela continua linda.
    Vejo esse post voltado não somente para as gordinhas e sim para as magrinas,porque não é só as gordinhas que querem emagrecer tem magrinha querendo engordar e eu sou uma delas.

    Não que devemos nos acomodar com as nossas silhuetas indesejáveis,mas estar sempre em busca do nosso ideal para nos sentirmos melhores.

  • /baby belchior;
    julho 29, 2011

    adorei o post, você foi totalmente sincera com os seus pensamentos, que estão em total coerência com os meus. eu acredito que ninguém deve julgar ninguém, e ninguém tem que agradar ninguém a não ser você mesma! Existem pessoas gordinhas que não são tão gordas, e que ainda assim são julgadas por deus e pelo mundo, e se sentem absolutamente bem, e são muito mais bonitas do que muitas magrelas por ai, e essas pessoas tem que se sentir bem … se elas se sentem felizes assim, ngm tem o direito de chegar e falar pra ela : VC ESTÁ GORDA, TEM QUE EMAGRECER! Da mesma forma que se essa pessoa ouve isso ela não deve se sentir obgda a emagrecer por causa disso! Nesse mundo que vivemos TODOD MUNDO SOFRE, por ser loira, por ser morena, por ser gorda, por ser magra demais, por ser alta, por ser baixa, por ser negro e até por ser branco, é um preconceito sem tamanho que SEMPRE vai existir! mas cabe a pessoa saber diferenciar até que ponto ela tá se sentindo bem e até qe ponto ela se sente um caco, tirando a parte da saúde que é muito importante. vale a pena morrer por um descuido? eu acho que não!

    BESOS.
    http://babybelchior.blogspot.com

  • BRECHOZINHO DA MEL
    julho 29, 2011

    Polémico esse assunto, eu tbm estou acima do peso, quero e muito emagrecer enão escondo isso de ninguém, é uam luta diária e as vezes dolorosa!Concordo com vc qdo iz q cada um sabe o q é melhor pra si. eu sei o q é melhor pra mim e corro atrás disso!
    Òtimo post!

  • Usei Hoje!
    julho 29, 2011

    Ninguém é gordo … está gordo por que quer, por que gosta.
    Muito bom!!!

    Beijos …

    Elaine.

  • Paulinha
    julho 29, 2011

    amei Ju…
    Principalmente pq estou lutando contra a balança e esta luta não é fácil…
    Hipocrisia dizer q não quer emagrecer, mais fácil não conseguir e dizer que se aceita, pq o ganho de peso traz muitas consequência à saúde.
    Bora emagrecer, e ter vida saudável.
    Complicado é sim, mas só assim mesmo!
    http://www.bloddapaulinha.blogspot.com

  • Juh Sarah
    julho 29, 2011

    É isso mesmo, meninas! o problema todo é que a maioria não tem coragem de dizer, mas todo gordo quer emagrecer! A pressão da sociedade é imensa e todo mundo olha o obeso como se ele fosse doente, como um coitado! Existem vários problemas sociais, emocionais e psicológicos envolvidos na vida de quem é obeso.

    E Taiane, eu sou meio metida a médica porque leio muito a respeito. E pode acreditar que a cirurgia bariátrica é uma excelente ferramenta, quando usada por mãos habilidosas de médicos realmente compromissados e competentes. Existe muita coisa por aí que ninguém fala, realmente, e muito por conta de equipes médicas que "customizam" a cirurgia de acordo com a cara do paciente, sem sequer levar em consideração os protocolos médicos. Que são padrões internacionais que devem ser mantidos em todas as cirurgias. Enfim, mas esse é um assunto beeem complexo no qual não vou me aprofundar agora.

    O fato é que uma pessoa que chega a obesidade, dificilmente consegue perder peso e se manter num peso aceitável. Perde peso e recupera facilmente. Todas nós sabemos que não é fácil emagrecer! E se existe a cirurgia, ela deve ser analisada sim, como uma opção, pois se for abraçada com responsabilidade, será a saída que o obeso terá, para ter uma vida normal.

    Resta também a opção de aceitar-se obeso e ir vivendo. Seja qual for a opção, como deixei claro no texto do post, ela deve ser respeitada e entendida. Pois cada um sabe exatamente o que é bom pra si.

    Beijos

  • Taiane Araújo
    julho 29, 2011

    Vixi, li em parte o seu texto e está meio complicado opinar sobre isso.
    Eu sou tamanho GG e sim emagreceria pq meu IMC esta acima do normal, mas nao sou obesa morbida, que ai sim a pessoa precisa emagrecer p poder sobreviver as doenças do peso.
    Mas as GG que nao tao com o IMC acima de 35 e nao tem problemas de saude, logicamente.
    Mas o querer ser magro é por causa da pressão da sociedade, pq muitos sofrem por causa da nao aceitação social.
    Isso sim é o problema, se aceitar GG é uma vitoria.
    Emagrecer pela saude e nao pra ser padrão social.

    Acho hipocrisia dos ex-gordos que fizeram cirurgia pra ficarem magros obrigarem os outros gordos a fazerem.
    Nem toda cirurgia é benefica e essa tem suas enormes controvérsias, que ninguem fala!

    Prefiro emagrecer p ser saudavel, mas so pela saude que eu ja sou bonita e pronto. Mas nada de ser magrona e paranoica.

    Magrelas esqueleticas tem suas belezas, e as gordinhas fofas tbm tem.

    é isso!

    beijos
    http://batom-cia.blogspot.com/

  • Juliane Rocha
    julho 29, 2011

    Excelente o post! concordo plenamente com tudo o q vc escreveu!
    Tbm estou acima do peso (tá, sempre fui gordinha, mas agora bati na obesidade) e estou preocupada não só com o lado da estética (é mto ruim a gente se olhar no espelho e ver uma figura "deformada") mas com a minha saúde. Não tem jeito. Os kilos aumentam e a saúde diminui. Isso não tem a ver com se aceitar. É fato. Sou contra a magreza excessiva. Acho feio. Mas a gordura excessiva também é. O melhor é encontrar o meio termo, e ser feliz!
    Bjs

  • KaH
    julho 29, 2011

    Juh, ébem do jeitinho que vc falou: se GG quer emagrecer, ele tem todo o direito!!

    Lógico que a pessoa tem que se amar e se aceitar, mas se não está feliz acima do peso, tem todo o direito de emagrecer. (só não pode sacrificar a saúde em nome da redução de peso)

    Fui uma criança magrela até a minha adolescência. Quando fui morar sozinha, a balança chegou a acusar 25 quilos a mais!!

    Com muito custo, consegui perder todos. Mas no último ano, por inúmeros problemas acabei por ganhar 20 quilos. Estou na batalha para perder, e desses já consegui eliminar 5k.

    Faço o estilo mulherão mesmo, quase mulher-fruta rsrs. Nunca serei magrela, pois não é o meu biotipo, mas quero perder o que tenho em excesso, por estética e por saúde.

    Não acho que a Suzi Rêgo esteja traindo o movimento, ela está infeliz com o peso que tem. Imagina uma modelo conhecida como ela foi, deve ser uma barra estar acima do peso.

    Ahh!! E eu tbm acho que ela está pesando muito mais do que 80k.
    Calculo que ela deva estar perto dos 90-92k, e ela é mais baixa e está mais gordinha do que eu. (tenho 1,78m e 89k)

    O importante é ser feliz!

    Beijos!!

  • Juliana Mendes
    julho 29, 2011

    Juh eu não acho que a Suzy traiu o movimento GG. Ela foi sincera falando o que pensa, sem hipocrisia. Eu estou acima do meu peso desde quando entrei em depressão tem uns 4 anos, vou falar que estou feliz de vestir 46 ao invés de 42? Claro que não! Mesmo sendo um ganho de preso gradativo (nem senti os kilos aumentando). Eu tenho mais de 1 dúzia de calças jeans que não passam nem na minha coxa, vestidos e saias de seda que nem me atrevo a vestir. Hoje em dia é muito dificil você ver alguém que não esteja com uns quilinhos a mais (ou MUITO a mais), para comprar roupa nem se fala. Eu ainda dou sorte de achar roupa em lojas de departamento, mais é um ó encontrar algo que fique confortável e bonito, porque nem tudo que está na "moda" fica bem no meu corpo. Eu sou uma mulher muito bem resolvida, anos de terapia me fizeram ser bem segura do que sou e do que quero ser. Eu vejo o movimento GG e penso que pelo menos 95% das pessoas sofrem ou já sofreram bullying. Já cansei de ouvir muita coisa, principalmente da família e apoio totalmente o movimento, mais nunca vou deixar de falar que quero e vou emagrecer. Faço por onde? sim, mais sem praticar atividade física é praticamente impossível emagrecer. Agora só falta o ortopedista me dá alta para voltar para a academia. As pessoas não podem esquecer que sobrepeso e obesidade causam várias doenças, se for um gordinho(a) com saúde e se aceitar assim tem mais é que mostrar o que tem de melhor. Nossa, acho que falei demais, é que esse assunto de "peso" mexe comigo.
    Bjs Juh
    Adorei o post

  • claudia
    julho 29, 2011

    O papel dela na novela mostra bem isso lá no spa todas sabem que estão acima do peso e nem por isso seguem o programa de reeducação como o recomendado,e todas elas mesmo acima do peso tem uma auto-estima ótima se sentem e são mulheres sedutoras e alegres ,mais que no fundo gostariam de emagrecer para estarem dentro de um padrão de beleza considerado o ideal pela mídia e pela sociedade..

  • Deca Ferraz
    julho 29, 2011

    Muito bom este post. Adoro quando leio sobre algo que me faz pensar e ponderar. Acredito que devemos buscar ser feliz sempre e batalhar para ter uma melhor qualidade de vida ( física, emocional, psicológica, social). Concordo com você, quando se trata da gente nenhum investimento é alto.
    Sou feliz assim, mas quero sempre melhorar.

  • Marcia Lobo
    julho 29, 2011

    Juh, excelente matéria. Estou nesta luta e meu esforço está sendo recompensado gradativamente.Estou me reeducando e já perdi 9 kg. Não me sinto traidora, pelo contrário, me sinto melhor. Minha saúde agradece. Bjs querida.

  • Maiara Bettio
    julho 29, 2011

    Assino embaixo!

    Tô acima do peso tbm, e vou lutar pela minha saúde! 😉

    Parabéns pelo post!!!

O que você achou da matéria?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *