Fazia muito tempo que não via televisão. Aliás, nem sei quando foi a última novela que acompanhei, porque não faço isso tem muito tempo. Não sei o que aconteceu, mas eu até desaprendi de ver TV, e acho que estou meio sem paciência com os canais todos, pois mesmo os pagos, não se cansam de reprisar a programação. Mas estou tentando voltar a ver TV aos poucos, para não me sentir tão ET diante do que as pessoas comentam e falam. Mas dia desses, quando ia descer para pegar algo na cozinha, passei pela sala de vídeo e a televisão estava ligada num programa chamado Projeto Fashion. Quando desci, a televisão da sala de baixo, também estava no mesmo programa (meu pai assistindo! rsrsrs) e eu tive que parar para dar uma olhada. Achei o programa até bem interessante, mesmo ele tendo todas aquelas limitações e clichês dos realitys shows que vem de fora, e são adaptados para a nossa versão tupiniquim. Apesar da atração estar sendo exibida nas noites de sábado, rola repeteco nas noites de segunda-feira, só não sei ao certo o horário, mas é mais ou menos na hora da novela das 21:00 hs da Rede Globo. Acho bem válido assistir, porque sempre tem algo que a gente pode aprender, ou mesmo dar a nossa interpretação, de acordo com o nosso ponto de vista. Vamos saber mais sobre o programa?
O Projeto Fashion é um emocionante reality-show em que 12 estilistas competem pela chance única de ser a grande revelação da moda no país. O formato é a versão brasileira do sucesso “Project Runway”, atração indicada sete vezes ao Emmy nos Estados Unidos e produzida em outros 14 países. Serão 16 episódios nesta temporada.
Além dos desafios tradicionais do mundo fashion, os participantes dividirão o mesmo teto e terão que lidar com a pressão de produzir peças de roupas com materiais improvisados e temas aleatórios.
Adriane Galisteu comanda a atração, lançando os desafios aos participantes, assistindo com os jurados as apresentações na passarela, avaliando as produções logo depois e anunciando o candidato eliminado a cada etapa. Uma das figuras mais importantes do Projeto Fashion é o mentor, cuja responsabilidade ficou com um dos nomes mais importantes da moda atualmente, o estilistaAlexandre Herchcovitch. É ele quem vai dar dicas aos competidores, orientando-os a cada tarefa.
Três jurados vão avaliar o desempenho dos participantes a cada prova. Um deles será sempre convidado – um estilista, uma top model, uma celebridade. Os outros dois são fixos e juntos formam uma dupla arrasadora – o estilista Reinaldo Lourenço e a jornalista Susana Barbosa, editora sênior de moda da Revista Elle. Projeto Fashion é uma produção da Band em parceria com a FremantleMedia e será exibido nas noites de sábados, a partir de 17 de setembro, às 22h45. A direção geral é de Fernanda Telles.
O JOGO – saiba como são as provas e as eliminações
Antes de cada competição, os participantes selecionam uma modelo para vestir e desfilar sua criação;
Adriane Galisteu e Alexandre Herchcovitch detalham a prova aos participantes. Eles recebem o desafio, que tem um tema específico – para que os estilistas usem como referência na hora de produzir as peças;
Há provas curtas, que duram 24 horas, e longas, de até 48 horas;
A cada prova, os estilistas competem entre si, criando peças únicas;
Os concorrentes têm 30 minutos para desenhar a roupa e correr atrás dos materiais para concretizar a proposta. Depois disso, passam de um a dois dias, dependendo da duração da prova, produzindo;
No dia da passarela, poucas horas antes, são feitas alterações nas modelos e os últimos ajustes;
Na passarela, as modelos desfilam os projetos desenvolvidos pelos estilistas;
A apresentadora e os jurados dão notas e deliberam;
Os três melhores projetos e os três piores são chamados de volta à passarela;
O vencedor de cada prova ganha imunidade para continuar na competição e o último colocado faz as malas e deixa o programa.
Quando restarem apenas três candidatos, cada um vai produzir uma coleção inteira, para a grande decisão na final do Projeto Fashion.
Ação Social
Todas as peças produzidas durante o programa serão doadas para Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Pesquisa do Hospital das Clínicas de São Paulo e leiloadas para o tratamento de garotas que sofrem de anorexia e bulimia.
A premiação
O vencedor do Projeto Fashion vai ganhar os seguintes prêmios:
Um Novo Uno 0Km;
Curso de um mês em Milão no Instituto Europeu de Design;
R$ 100 mil para o desenvolvimento de uma coleção exclusiva para as lojas Marisa;
Produção do vencedor na capa na revista ELLE;
Máquinas de costura de última geração.
Eu não seria eu, se deixasse de comentar que no primeiro episódio do programa, uma das queixas dos jurados, foi que um estilista criou um visual muito conceitual para a modelo, que segundo eles, disputava a atenção que seria devida à roupa. O que eles passaram, é que não se pode colocar tanto drama numa maquiagem, num cabelo, pois construir um personagem desses, com tantos elementos, não consegue um efeito positivo. Mas vamos ver umas fotinhas, que são do London FW, do desfile da Vivienne Westwood, make a cargo de Alex Box:
Por favor me informem , por que quando um candidato faz uma coisa desse tipo, é recriminado e punido, e por que quando os estilistas fazem isso nos seus desfiles, são tidos como absolutos e poderosos senhores da moda? #NãoEntendo!
Obs.: Todas as informações sobre o programa, foram retiradas do site da emissora.
Extremamente vaidosa e possuidora de
um jeito extravagante e ao mesmo tempo autêntico, não só na maneira de
se vestir, mas na forma de expor suas opiniões, considera que beleza é
uma questão muito pessoal que depende de como a pessoa a vê. Em suas
próprias palavras, “Ser fashion é ser feliz, é assumir a sua marca, a
sua identidade e não ligar para os rótulos”.
Leia mais
__________________________________________________
O que você achou da matéria?