Ascenção e queda da Sancion Angel: o que houve realmente?

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Olá, meninas,
Estava querendo escrever este post desde segunda-feira, mas precisava de tempo. Todas vocês já sabem dos escândalos envolvendo a marca de esmaltes Sancion Angel, e se engana quem pensa que vou retomar o tema falando do que já foi mais do que explicado por aí. Andei pensando cá comigo e cheguei a algumas conclusões e de forma alguma, espero que concordem comigo, mas peço que pelo menos esse texto as leve à reflexão. É claro que eu também fiquei chocada com tudo que houve, mas de alguma forma, isso já era mais ou menos previsível, e eu explico o motivo.
Quando a Sancion Angel surgiu, eles chegaram revolucionando o conceito de esmaltes, porque a proposta era oferecer esmaltes de qualidade internacional, com preços nacionais. No twitter era um turbilhão de gente falando deles, e eram seguidoras fanáticas mesmo, que ao menor sinal de questionamento a respeito de qualquer assunto envolvendo a marca, já vinham atacar com unhas e dentes. Qualquer pessoa que ousasse falar da Sancion Angel,  era perseguida por várias outras que aparentemente dariam a sua vida, para manter a empresa em franco crescimento. E por falar em crescimento, quero falar exatamente disso.
Acho que foi tudo muito rápido, nascimento, ascenção e queda da Sancion Angel, num piscar de olhos, bem na nossa frente. Imagino que as intenções da empresa, realmente eram as melhores no começo, e que eles se esforçaram para serem realmente um divisor de águas, quando o assunto são esmaltes. Mas o grande problema, é que eles começaram a crescer demais. Quem trabalha com gestão, sabe que um ponto crucial na vida de qualquer empresa, é saber a hora certa de crescer, de dar o primeiro passo adiante. E a Sancion Angel nem dava passos, eles simplesmente voavam. Sempre tinham novidades, lançamentos, alguma coisa revolucionária sendo lançada e isso causou nas consumidoras da marca, um alto patamar de exigência, porque mal acabavam de lançar um novo produto, já tinham que ter algo engatilhado na manga.
O fato é que eles foram dando vôos muito altos e assumindo uma responsabilidade muito grande, frente a um mercado consumidor que está cada vez mais exigente. Eu, Juh Sarah, não tenho a menor paciência para ficar postando esmalte do dia. E admiro as meninas que tem blogs de esmaltes, porque sei o quanto é difícil pintar as unhas, limpá-las de forma correta, escolher o local, a luz, o ângulo para as fotos estarem o mais fiéis possíveis. Afinal, é nas suas postagens que várias de nós confiamos quando optamos por uma marca de esmaltes em especial. E foram essas meninas blogueiras, que foram fortalecendo a imagem da marca perante o mercado, e recrutando outras tantas admiradoras/seguidoras que amavam tanto a marca como os  seus produtos. Mas foram essas mesmas meninas que serviram como base para iniciar a queda da empresa.
Em alguns momentos, vale muito a pena investir aos poucos, sentir o mercado e ir se lançando em doses homeopáticas. Não é tarefa fácil se firmar, uma vez que esse setor de esmaltes sempre foi dominada por marcas conhecidas nacionalmente que sequer chegavam a meia dúzia. Também existem as matérias primas empregadas na produção dos esmaltes com efeitos diferenciados, que são caras e vem de fora. Enfim, a Sancion Angel tinha que se reeinventar todos os dias, para trazer algo novo e inusitado para suas consumidoras. Eram encontros e mais encontros para lançamentos, coleções com nomes de blogueiras, de blogs, e é claro que haviam as protegidas. Um seleto grupo participou do Pantheon da Sancion Angel e dividiu lugar com os outros deuses esmaltisticos, enquanto deixavam claro via redes sociais, a sua proximidade com a própria dona da marca.
Parece que esse excesso de confiança, fez com que a empresa tivesse essa necessidade urgente de estar sempre à frente das outras marcas e apresentar, sempre em primeira mão, o que viria a ser apenas uma “cópia” quando apresentado pelas outras empresas. De fato, não acredito que a dona da empresa, tenha sido tão ingênua a ponto de distribuir para a imprensa, blogueiras e para os compradores da principal feira de cosméticos do país, esmaltes de outros fabricantes dizendo que eram seus. Mulher geralmente é mais criteriosa e pensa mais nos detalhes. Isso além de um assunto de blogs e blogueiras, é um crime super grave que tem consequências severas para os responsáveis pela fraude. Por isso, sendo ela uma mulher com larga experiência em cargos de chefia em empresas deste segmento, não cometeria um erro tão primário.
Pensem comigo, a farsa não teria como seguir em frente sem ser descoberta. Era algo previsível demais, bobo demais e sem noção demais. Por isso, mesmo que eu não acredite na história do roubo de alguns lotes de esmaltes como eles divulgaram, não consigo imaginar uma empresária metendo tanto os pés pelas mãos como num caso desses. Pode ser que ela tenha delegado poderes a outras pessoas, pois como disse antes, mulher tende a ser mais criteriosa e dificilmente faz uma dessas, e essas pessoas na ânsia do crescimento desenfreado, tenham acendido o estopim que detonaria o fim. Vale lembrar, que mesmo sendo através de poderes delegados, a empresa e consequentemente, seus sócios, respondem de forma solidária por todo o dano causado por ela à terceiros.
A meu ver tem muito mais coisas ocultas do que imaginam as mentes blogueiras, e não acho que a Ana tenha se esforçado tanto para fazer da sua empresa uma referência em esmaltes, para depois destruir tudo com as próprias mãos. Peço que não pensem que se trata de proteção minha para com a empresa, pois não sou uma das queridinhas da marca e nunca fui amiga da dona da empresa ou troquei e-mail carinhosos com ela como muitas faziam. Só estou seguindo uma linha de raciocínio. Estar à frente, deve ter despertado a ganância de muita gente ligada à marca e por conta disso, toda essa aceleração que falei antes, fez com que não tivessem limites e tenham ido ao extremo. E o mesmo mundo blogueiro que apoiou de forma incondicional a marca no seu surgimento, se volta contra ela lançando mão de provas de todos os tipos: prints de e-mail, conversas, tweets, comentários, assim como fotos diversas. “Queimar” a Sancion Angel, pareceu ser o programa mais policitamente correto deste início de ano. Não houve clemência!
Que isso sirva de lição para as empresas, e que elas saibam ir analisando o mercado com tato e com competência, pois por mais que se tenha um bom produto, ou bons produtos de uma larga escala de produção, a falta de um planejamento estratégico pode pôr fim a projetos grandiosos e a colocar grandes empresas em situações de grande dificuldade. Não sou porta voz da empresa, não ganhei um níquel sequer para escrever este post e nem tenho saco para pintar as unhas toda hora (prontofalei), mas que tem muito mais coisas ocultas do que as que há sabemos, isso eu tenho certeza.  E quem tiver novas opiniões, deixe nos comentários deste post, porque sem dúvida, vai nos acrescentar muito.
Quanto a derrocada da empresa, fico ainda mais triste porque, quando qualquer empreendimento brasileiro vem ao chão, são vários empregos e sonhos perdidos no coração e na alma de muitos. Para mim, todas as ações envolvendo o crescimento das oportunidades de emprego e renda para a nossa gente, são sempre bem vindas, porque todos sabemos das dificuldades pelas quais a nossa economia passa, porque ao contrário do que dizem alguns, nem todas as blogueiras são desinformadas e alienadas.
E vamos seguindo…
Beijos
13 Responses
  • A Bárbara
    janeiro 13, 2012

    Sem dúvidas o melhor post que li sobre o assunto. A empresa vacilou muito, mas esse massacre virtual tb ficou muito feio…

  • Ara Mariano
    janeiro 11, 2012

    Sabe Juh, esse ano de 2012 promete. Quero ver qual vai ser a receptividade das marcas para com as Blogueiras em eventos como a Beauty Fair. Algumas marcas diziam que blogueiras eram parasitas e caça-brindes e amostras grátis, outras selecionavam as blogueiras que queria que estivessem prestigiando seus stands.

    Toda essa força demonstrada com a revolta contra a Sancion Angel, pode ser contra qualquer outra marca que tenha grande amizade com as blogueiras, mas que na primeira bola-fora, vão ser deixadas para trás.

    Esse ano, ou proíbem blogueiras em alguns eventos, ou vão estender estender tapetes vermelhos e fazer destes, o melhor meio de marketing gratuíto.

    Bjs
    Ara
    @MaosLindas

  • Monnyii
    janeiro 11, 2012

    Muito bom, ouvir algo com pouco de senso e respeito. Pois esse blablabla é muito chato, e muitas não sabem da verdadeira razão da empresa, cada um com seus problemas, né?

  • claudia
    janeiro 11, 2012

    Dessa historia podemos tirar duas verdades,empresa ,dona de empresa não pode ser amiguinha de ninguém,profissionalismo em primeiro lugar,contrate alguém especializado para criar essa ponte com as blogueiras/consumidoras e segundo quem perdeu fomos nos consumidoras e o mercado nacional como um todo ..

  • Jackie
    janeiro 11, 2012

    Sem comentários…
    Adoro seus textos reflexivos Juh sinceramente este foi o único posto do qual posso dizer que assino embaixo… você analisou de forma imparcial a situação.

  • cookie
    janeiro 11, 2012

    Parabéns Juh! Com certeza o post mais sensato sobre essa polêmica toda!
    bjos

  • Bárbara
    janeiro 11, 2012

    parabéns pelo texto.. é o mais. digamos.. sério q já li sobre esse bafafa da SA..
    vc nem critica nm defende.. não fala mal.. não derruba a empresa..
    mas realmente.. em certas coisas não da para acreditar noq eles disseram.. sobre o roubo.. q os imãs ão ficaram prontos por isso pegaram da Essence..
    enfim.. mas realmente eles meteram os pés pelas mãos.. via q tinha mtos lançamentos um atrás do outro.. estava até achando estranho.. não precisa de td isso para as pessoas gostarem da marca.. poderiam ir com mais calma..
    mas já q quiseram assim.. infelizmente estão sofrendo as consequencias…

    bjo0s

  • AdrianaPoema
    janeiro 11, 2012

    Parabéns pelo post, Juh… espero que esse caso sirva de lição para outros empresários brasileiros não meterem os pés pelas mãos.

  • Bianca Vidigal
    janeiro 11, 2012

    Concordo com você plenamente! Eu nunca usei um esmalte da marca, mas sempre via as blogueiras elogiarem, falarem suuuper bem de cada vidrinho e de cada coleção.. E o que eu achava engraçado? SEMPRE tinha novidades, uma atrás da outra. A empresa não tinha tempo nem pra respirar! E como você disse, quando começa a "voar" ao invés de crescer aos poucos, todos só pensamos no estrelato, só pensamos em estar lá no alto.. E foi isso o que aconteceu com a marca!
    Eles não mediram as consequências de seus atos. Como várias meninas falaram: "Será que eles pensam que somos idiotas?" Poxa, como que alguém não iria descobrir nada? Meio complicado né? ..
    Mas enfim, acredito eu, que agora a dona da empresa e todas as pessoas que estão ao lado dela, estão podendo ver a cagada que fizeram! Quiseram ir longe, mas deram um passo tão curto que caíram no abismo!

    Flor, já disse que você escreve MUUUUITO bem? rs Adoro ler seus textos! (:
    hehe, essa é minha opinião.

    Beijos

  • Deca Ferraz
    janeiro 11, 2012

    Gostei do seu post, concordo com sua maneira de pensar, quando detonamos uma empresa, são empregos que deixam de existir e com isto famílias e vidas que ficam abaladas,tenho lido e acompanhado as denuncias e alertas, acho que devemos fazer valer nossos direitos de consumidores e concordo que todos devemos ser respeitados como compradores, cidadãos e pessoas, mas confesso que não imaginei tanto alarde (auê) por esmaltes, não estamos falando de comida, remédios, sobrevivência ( estão corretos nossos valores?)…

  • BRECHOZINHO DA MEL( HANNALU)
    janeiro 11, 2012

    De todos os posts q li sobre essa queda da Sancion angel este foi o melhor, analisou bem ambos os ladao, Concordo ocm td q vc dise, é exatamnte assim q acontece. A empresa cresceu absurdamente emmuito pouco tempo, infelizmente sua queda tbm foi veloz.
    http://meumundorosamel.blogspot.com/

  • manhas do msn
    janeiro 11, 2012

    Foi o melhor post que li a respeito do assunto,gostei,e concordo quando vc diz que nem todas as blogueiras são desinformadas e alienadas!!É isso aí!
    ALICE

  • Gisele
    janeiro 11, 2012

    Adorei o seu post, eu nunca usei a marca nem sou ligada a esmaltes, mas acho muito estranho essa caça a marca que está acontecendo agora, muitas blogueiras postaram coisas boas sobre a marca no início sem ao menos saberem exatamente sobre sua qualidade, defendendo uma causa que não era nem sua, agora virou programa de diversão derrubar a empresa…se é blogueira e não meteu o pau na empresa, não está entre as mais mais…que isso, vamos ser mais coerentes e criteriosas quanto aos produtos que "oferecemos" as leitoras, porque blogueiras são formadoras de opinião de pessoas que antes de comprar qualquer coisa, pesquisam o que as blogueiras tem a falar sobre o assunto…muito triste esse caso, mas quem sabe agora as pessoas parem de se vender por presentinhos…não estou generalizando, estou falando de umas e outras que postam assuntos sem conteúdo útil, apenas para ganhar um jabá…e para as empresas que se planejem e se programem, deem mais valor as blogueiras que anunciam seus produtos e parem de subestimar o poder que nós temos nas mão…para o bem e ou para o mal…

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