Como limpar corretamente seus calçados

por
Depois de termos vários pares de calçados em casa, a primeira missão é guardá-los, e isso, nós já mostramos por aqui como se faz.  A segunda missão, é saber o jeito correto de limpá-los e higienizá-los. Sinceramente, não tem como usar os calçados e simplesmente guardá-los, em estabelecer uma rotina de limpeza e cuidados. É claro que com a vida corrida que todos nós temos, fica complicado pensar em fazer isso diariamente, mas podemos estabelecer uma rotina pelo menos semanal, para mantermos tudo em ordem. Mesmo nos dias em que não temos o fator chuva e nossas passadas são dadas em pisos planos e aparentemente lisos como por exemplo, os do shopping, os calçados precisam realmente ser limpos. Se a rotina for mesmo esta que indicamos acima, limpar semanalmente, deve-se pelo menos colocar os calçados em local fresco e arejado antes da próxima utilização. Isso pode ser feito numa área de serviço ou mesmo num cantinho do quintal. E para limpeza, algumas dicas podem ajudar muito nesta empreitada.

– Sapatos de couro: Existem no mercado, inúmeros produtos próprios para limpar, polir e dar brilho aos calçados, mas quem não dispõe de produtos mais elaborados, pode fazer uso de produtos não abrasivos para limpar os calçados. Um sabão neutro ou mesmo o sabão de coco, podem ser empregados para a limpeza. Quem tiver sabonetes líquidos também pode fazer uso deles. Os calçados podem ser limpos com ajuda de uma esponjinha e um paninho. Depois de secos,  vale a pena dar um polimento com uma escova específica para calçados, pois elas são super macias e não marcam o couro. Quem não tiver esta escova, pode fazer isso com um pano/flanela secos.
– Sapatos Camurça e Nobuck: Geralmente esse tipo de calçado exige um pouco mais de cuidados na hora da limpeza, pois podem ficar manchados quando o trabalho não é realizado da forma correta. A dica é continuar o mesmo raciocínio exposto acima, só que com mais cuidado para não deixar os calçados marcados ou manchados na hora em que a limpeza está sendo realizada. O uso da escova continua servindo como referencial, mas uma ótima idéia é o uso de protetores, que tem o efeito de impermeabilizar por algum tempo o calçado. Imaginem que nem todos os calçados destes materiais são em cores escuras, e saber que mesmo os de cores claras podem manter uma aparência limpa por muito mais tempo, já nos deixa até mais animados.
– Sapatos de verniz: Existem calçados que mesmo sendo de couro, tem uma camada externa de verniz, e por isso, tem um auto brilho bem interessante. Não requerem muita atenção na hora da limpeza e por isso, somente um pano úmido com sabão já resolve, pois depois de secos, um simples polimento com um pano ou flanela bem secos, já fazem com que o brilho original já esteja de volta.
– Sapatos de plástico e Vinil: Esses são super fáceis de serem limpos. Por conta do material, podem ser limpos, inclusive, numa lavagem mais tradicional, onde se mergulha o calçado em um balde com água e sabão. A dica é também ter cuidado na hora de limpar a superfície dos calçados, pois quando calçados deste tipo de material, quando riscados, ficam feios e com aparência de mal cuidados. Depois de secos, o uso de silicone ou cera de carro, ainda pode conferir um brilho extra e a proteção que o seu sepatinho tanto precisa para se manter sempre bonito.
– Sapatos de pano/tecido: Por serem mais frágeis, devem ser limpos com muito mais cuidado. O tecido deve ser limpo com movimentos circulares suaves, nunca esfregando forte, porque se corre o risco do calçado rasgar ou daquela parte ficar mais desgastada. O ideal é limpar com produtos mais suaves e não abrasivos. Calçados que tenham aplicações em tecido, lantejoulas, paetês, flores, metais e outros componentes mais delicados, devem ser limpos com toda a atenção e cuidado. Evitando-se na medida do possível, que sejam expostos à água de forma abundante.

Algumas coisas que não se pode esquecer:
– Não lave os calçados em máquina de lavar. O mais provável que pode acontecer, é que eles fiquem danificados, por isso, fazer tudo manualmente ainda é a forma mais correta de se manter os calçados limpos e bem cuidados.
– Não seque os calçados atrás da geladeira ou diretamente no sol. Essa prática da geladeira é bem antiga, pois muita gente já comenta sobre ela. Mas os calçados não devem ser expostos a temperaturas mais altas, ou seja, não devem ser postos diretamente no sol, atrás da geladeira e nem mesmo deve-se utilizar o secador de cabelos na expectativa de que a secagem seja mais rápida.
– Limpe também as solas dos calçados. Nunca se esqueça de que é na sola dos nossos calçados, que várias bactérias viajam para dentro de nossas cadas. Por isso, mesmo que o calçado esteja aparentemente limpo e perfeito, antes de guarda-lo, limpe a sua sola com um pano molhado com desinfetante.
– Não se esqueça da parte interna dos calçados. Limpar por dentro também se faz necessário, uma vez que é ali que nossos pés ficam acomodados. O uso de desodorante próprio para calçados, é sempre algo super indicado para evitar o mau cheio e ainda conferir um odor super agradável aos sapatos.
Espero que tenham gostado das dicas!
Sem tags 0 Comentários 0

Nenhum comentário.

O que você achou da matéria?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *