A moda é realmente uma coisa muito interessante. No Japão, as Lolitas aparecem em todos os lugares, sempre com um visual exótico e com muito elementos. As primeiras manifestações surgiram no final da década de 70 e começo da década de 80. Elas se inspiram em parte na cultura “kawaii” japonesa, que quer dizer, fofa ou adorável e na nostalgia de tempos antigos, sejam eles históricos, ou ligados à própria infância. As Lolitas se dividem em vários tipos, sendo alguns deles bem polêmicos e controversos. O estilo Lolita pode ser descrito como inocente, mas existem algumas exceções, dependendo do subestilo e da Lolita em questão. A preocupação em parecer infantil é sempre presente, e o visual vulgar, sexualizado e com imagens adultas são sempre evitados. Por se tratar de um movimento que tem crescido muito nos últimos anos, não devemos de forma alguma deixar de prestar atenção nele, ainda que em nada tenha a ver com o tipo de moda que vemos aqui no Brasil. Visitando alguns álbuns no Pinterest, encontrei muitas lojas que vendem várias peças para compor o estilo Lolita. São vestidos, saias, adereços para os cabelos, bolsas, meias, enfim, uma infinidade de peças para quem quer se aventurar nesse universo ou já está nele. Confesso que alguns vestidos são até usáveis, pois são mais discretos, e com elementos florais e românticos bem comuns ao que vemos no mercado brasileiro, mas outros são completamente infantilizados e deixam claro que são parte do figurino de um estilo que atrai por vezes pela beleza e por vezes pela polêmica.
Tipos de Lolita
Existem vários tipos de Lolita, e em alguns casos, a identificação imediata é quase impossível, pois existem vários estilos que são muito parecidos com outros. Por vezes, elas se diferenciam apenas por alguns pequenos detalhes e sutilezas que somente um olhar mais atento pode perceber. Vamos conhecê-las?
Classic Lolita
É o estilo mais clássico e com referência direta aos estilos vitoriano e rococó originais. As peças usadas são mais discretas e lembram as damas antigas, o uso de cores mais sóbrias como preto, bege, verde-escuro e marfim.
Sweet Lolita
É um tipo de Lolita doce. As cores são ao estilo Candy, e predominam o azul, o rosa bebe e o branco. As estampas mais comuns são de doces, cupcakes, brinquedos, ursinhos e padrões co bolinhas. A idéia é parecer um docinho.
Country Lolita
É uma Lolita com ares do campo. A utilização do xadrez das peças que façam menção ao velho oeste é recorrente. Também são usadas estampas florais e de frutas, e o uso de chapéus de palha é bem comum.
Deco Lolita
É uma mistura do estilo Decora com Lolita. Usa-se muitos acessórios variados e coloridos. Prendedores de cabelo, anéis, pulseiras, estampas de bolinha, sobreposição de meias, laços, fitas e maquiagem com olho bem marcado. A idéia do estilo é ser tudo muito colorido e chamativo, mas a preferência pela cor rosa e azul bebê é predominante.
Erololi
É uma junção de ero ( de erótico) com Lolita. Mistura o sexy antiquado e sem exageros com o estilo lolita. Utiliza corselets e outros elementos típicos de roupas íntimas vitorianas, além das bloomers (aquelas calçolas da vovó usadas antigamente), petticoats (saias de tule, filó ou tecido). As saias costumam ser mais curtas que o normal, e o uso de cinta lisa com meia 7/8 também é comum. Em alguns casos, são usadas armações de metal ou outros elementos no lugar da saia.
Hime Lolita
É um estilo parecido com a Sweet Lolita, mas que se diferencia pelos modelos de vestido, o tipo de penteado, o uso de coroas, tiaras e pérolas. São mais parecidas com as princesas européias.
Punk Lolita
Elas adicionam elementos da cultura punk ao vestuário lolita. Estão presentes estampas xadrez, gravatas, alfinetes, bottons, correntes e cortes de cabelo mais curto. É um estilo mais difícil de usar, pois as lolitas tentam se parecer com doces e bonecas, e esse estilo punk, tem uma pegada mais adulta e mais agressiva. Apesar disso, muitas meninas usam da criatividade e conseguem criar um visual bem cool e interessante.
Wa Lolita ou Waloli
Usam um estilo baseado na combinação de acessórios japoneses e a moda lolita. Neste estilo encontramos o uso de kimonos normais e suas diversas variações, onde podem aparecer rendas, laços e fitas, com estampas mais doces e românticas, não necessariamente em tons escuros como na foto acima.
Qui Lolita
É uma das variações do Wa Lolita, mas que ao invés de utilizar as roupas com referência ao Japão, faz uso de roupas totalmente voltadas para a moda Chinesa.
Gothic Lolita
É importante não fazer ligação alguma entre o gótico convencional que conhecemos, e as Lolitas Góticas. Essas lolitas são como qualquer outra, e se diferenciam pelo uso de cores mais escuras, especialmente o preto. Os vestidos são mais sóbrios, com rendas, laços e fitas. A maquiagem segue a linha das outras lolitas, sem espaço para batom preto e outros elementos mais fortes. Elas procuram seguir um estilo mais elegante, ligado ao período vitoriano.
Goru Lolita
São lolitas com uma pegada mais bizarra, mais assustadora. Geralmente utilizam bandagens e sangue falso, dando sempre a impressão de terem saído de um filme de terror. São ligadas ao grotesco.
E aí, o que acharam?
Beijos
Kawaii-chan
fevereiro 19, 2014Eu ando pesquisando sobre lolita e ateh agora me apaixonei pela decololi (*^▽^*)
Amei o seu post(=^^=)
Lorena Jalul
março 20, 2013que lindoooooo!!
não sabia que tinha um post da moda japonesa aqui
ameei,continue assim