Dicas de Dcecoração: Amarelo para alegrar sua casa e sua vida!

por
Uma amiga minha foi morar sozinha recentemente, e mudou muito o comportamento social. Ela que dividia um apartamento com mais duas amigas, sempre saia e gostava de frequentar vários tipos de eventos. Lutou tanto para ter seu apartamento, seu espaço, e quando finalmente conseguiu, passou a viver de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Quando finalmente consegui conversar com ela, fiquei sabendo que o que a estava impedindo de sair, era algo bem peculiar. Toda vez que ela chegava em casa, ela sentia uma sono muito grande, e em vários momentos em que se sentou na sala para ver TV, simplesmente adormeceu no sofá.  Segundo ela, parecia que a casa “sugava” as suas energias, que a deixava sonolenta e sem vontade para mais nada. Ela me falou que achava até que era algo espiritual que havia no local. Na primeira visita, eu descobri de casa porque aquele apartamento a fazia dormir. O espaço é amplo, e como ela tem poucos móveis, fica ainda maior. Ele é todo pintado em branco, com algumas partes em lilás bem clarinho. Ela quis criar um ambiente mais aconchegante, mesmo sem ter muitos elementos mobiliários, e optou por iluminação indireta, que deixa todos os cômodos com uma luz suave e fraca a maior parte do tempo. Gente, morando num lugar assim, até eu dormiria. O fato é que morar sozinha, faz qualquer pessoa relaxar mais em casa, porque não tem interferência dos outros, não tem ninguém para interagir. Expliquei essas e mais algumas coisas para ela, e sugeri que criasse alguns detalhes em amarelo na casa, e na sala colocasse uma parede amarela. Deixar a luz entrar de forma mais direta, também foi uma das dicas dadas. Ela teve um pouco de resistência à princípio, porque disse que não estava com hepatite para encher a casa de amarelo (ri litros!), mas aos poucos, acabou aceitando a idéia, e hoje, me disse que vive uma vida completamente diferente, e não se sente mais sonolenta e sem ânimo quando está em casa.

Não sou decoradora nem nada, mas as cores tem uma influência direta nas nossas vidas, e nossas casas, tem que ser uma extensão de nós mesmos,  com pedaços e fragmentos das coisas que fazem parte de quem somos, do que gostamos e com as quais nos identificamos. Tons de azul, lilás, roxo, são sempre mais tranquilizantes e remetem à serenidade e ao descanso. Já os tons de laranja, amarelo e vermelho, são cores quentes que estão voltadas para a vitalidade, a energia e a disposição.  Por isso, quando perceber que não está se sentindo tão bem na sua casa ou escritório, comece a mudar a decoração. Mesmo quem não pode, ou  não quer investir nos serviços de um decorador, pode fazer isso sozinho, basta ter boa vontade e bom gosto, para encontrar o equilíbrio necessário.  Deixei essas inspirações onde o amarelo aparece como uma forte influência, e para verem que é uma cor que pode sim, ser incorporada à decoração sem medo.
Beijos
3 Responses
  • S.
    junho 8, 2012

    Uma vez uma amiga minha disse que minha casa era muito monocromática. Confesso que nunca fui fã de acessórios de cores quentes.. Confesso que essas fotos me inspiraram e estou doida atrás de uma capa laranja ou amarela para meu sofá!
    Beijos Juh, blog lindo!

  • Janine Simmer
    junho 7, 2012

    Realmente o amarelo dá uma "vida" ao ambiente!

  • Fabiana Ribeiro
    junho 6, 2012

    amei a dica, cores tem o poder de alegrar o ambiente e deixar mais leva.
    participe do sorteio http://blogstilomulher.blogspot.com

O que você achou da matéria?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *