Eu tenho umas coisas estranhas e até certo ponto, engraçadas. Desde que começou a novela Gabriela, voltei a cantarolar todas as músicas que fazem parte da trilha sonora. Para dizer verdade, essa trilha é uma verdadeira preciosidade, porque tem composições e intérpretes de peso, e que enriquecem de uma forma extraordinária a trama. Um dos meus queridinhos e que também está na trilha sonora, é o Djavan, do qual falei no Biografia Musical dessa semana. E a música que ele interpreta é de Dori Caymi e se chama Alegre Menina. Ela .é doce, melodiosa, gostosa de ser cantada, de ser ouvida e em uma das suas estrofes diz o seguinte: “Palácio real lhe dei, um trono de pedraria, sapato bordado a ouro, esmeraldas e rubis, ametista para os dedos, vestidos de diamantes, escravas para serví-la, um lugar no meu dossel, e a chamei de rainha, e a chamei de rainha.” E de tanto cantarolar a música, sucessivas vezes, eu me dei conta de uma palavra pouco usada e que muita gente desconhece, apesar de já ter visto várias vezes o objeto a que se refere: dossel. A palavra, aliás, tem mais de um significado, e um deles é a sobreposição de galhos e folhas de árvores que tenham acima de 25 metros. Mas o significado que vamos tratar aqui é o decorativo mesmo, e diz respeito à uma armação que se sobrepõe acima de tronos e leitos. Essa armação pode ser forrada, franjada ou simplesmente sobreposta com tecido seja ele fino ou grosso. A intenção é criar um ambiente mais recuado e reservado para descanso.
Não tem como negar que seja qual for o tipo de dossel, o efeito estético é muito bonito. A cama fica com ares de realeza. Apesar de ser adepta de poucas cortinas nos quartos, de preferência as curtas que não chequem ao chão, por conta dos ácaros e poeria, não tem como negar que a imagem de um dossel faz com que esse meu conceito comece a mudar. Imaginem dormir em uma cama como as aí de cima? Um sonho! Quem tiver um tantinho à mais de criatividade, poderá criar algo com seu jeitinho, com a sua cara, utilizando até mesmo as cortinas rendadas que já tem em casa, ou mesmo comprar tecidos mais levinhos para utilizar no quarto das crianças. Vale tudo, a única coisa que não vale, é não ter medo de ousar!
Para fechar com chave de ouro, e aproveitem para ouvir a música que citei acima, Alegre Menina, e que como falei, não tem saído da minha cabeça. Quem sabe não gruda na cabeça de vocês também?
Alegre Menina
Oh! que fizeste, sultão, de mim alegre menina?
Palácio real lhe dei, um trono de pedraria
Sapato bordado a ouro, esmeraldas e rubis
Ametista para os dedos, vestidos de diamantes
Escravas para serví-la, um lugar no meu dossel
E a chamei de rainha, e a chamei de rainha
Oh! que fizeste, sultão, de minha alegre menina?
Só desejava campina, colher as flores do mato
Só desejava um espelho de vidro prá se mirar
Só desejava do sol calor para bem viver
Só desejava o luar de prata prá repousar
Só desejava o amor dos homens prá bem amar
Só desejava o amor dos homens prá bem amar
No baile real levei a tua alegre menina
Vestida de realeza, com princesas conversou
Com doutores praticou, dançou a dança faceira
Bebeu o vinho mais caro, mordeu fruta estrangeira
Entrou nos braços do rei, rainha mais verdadeira
Entrou nos braços do rei, rainha a mais verdadeira..
Ai, ai, que vontade de ter um dossel!
Beijos
Pamela
julho 16, 2012faz toda diferença mesmo… fica parecendo até quarto de princesa *-*