Quando resolvemos ir para a academia, temos que ter em mente que teremos que fazer um investimento inicial que vai muito além do nosso tempo e força de vontade. Temos investir em roupas adequadas, tênis, meias, suplementos, dentre outras coisas. E comprar itens baratinhos, é certeza de insatisfação. Como já falei aqui anteriormente, o vestuário precisa mesmo ser de qualidade, pois roupas que cedem, alargam e perdem a elasticidade, não são bem vindas. Outro ponto importante, é o uso do tênis adequado. Os mais indicados para academia, são os que sejam feitos com a união de dois materiais distintos: couro e
nylon. O couro confere a durabilidade ao tênis, e o
nylon, assegura a ventilação dos pés.
Nos exercícios ministrados, diferentes grupos musculares são utilizados, e tanto nos treinamento aeróbico, como na musculação, temos que ter um tênis que tenha um bom amortecimento e reforços nas áreas do tornozelo e nas laterais dos pés. Não tem como se livrar da esteira, pois o condicionamento começa com pelo menos 30 minutos de caminhada e/ou corrida, e ao usar um tênis inadequado, o impacto pode ser distribuído nas articulações, causando dores e até lesões. Nos exercícios para a panturilha, onde temos que ficar na ponta dos pés, se estivermos usando o tênis errado, vemos claramente o tênis entortando para os lados e levando consigo, os nossos pés.
Segundo os médicos, a indicação é que se tenha pelo menos dois pares de tênis para os treinos. Isso evita que o calçado fique “viciado” e para que a higiene possa ser feita de forma correta. Sendo assim, fazendo esse revezamento entre os tênis, enquanto um está nos pés, o outro está em local arejado descansando por pelo menos 24 horas. Por mais ventilação que o tênis tenha, ele acaba recebendo uma carga de suor vinda dos pés, por conta dos exercícios. Deixá-los arejando então, é uma ótima opção secá-los completamente, até porque, determinadas bactérias se proliferam em meio à umidade. Só não indico colocar diretamente no sol, pois a exposição aos raios, pode fazer com que o tênis fique deformado.
Os tênis destinados à corridas, devem ser comprados um número à mais, quem calça 35 deve comprar o 36, e assim sucessivamente. Mas as corridas a que me refiro, não são as que fazemos na esteira, pois para essa corrida e todos os outros exercícios da academia, o indicado é que o tênis seja na numeração exata. Nem menos, nem mais, mas sempre confortável. Se o tênis incomoda muito, e mesmo após duas ou três vezes de uso, continua sendo um problema, o melhor é trocá-lo e descobrir, o motivo do incômodo. Não tem como se manter concentrada com um tênis incomodando os pés. Outro ponto importante, é usar meias grossas o suficiente, para protegerem os pés das costuras do tênis e do atrito provocado entre os pés e ele. Lembrando que as meias devem ser de tecidos naturais, como algodão, que permitem uma maior ventilação. As meias devem ser trocadas todos os dias.
Nessa árdua tarefa de encontrar o tênis mais adequado, separei alguns modelos da Gamaia para vocês verem. Todos são tênis femininos e se enquadram no que citei acima, pois são tênis que atendem muito bem quem faz academia. O que varia é o preço e a marca, mas todos eles são de qualidade e próprios para aguentar a pressão dos treinos. Além desses, existem vários outros na sessão de calçados femininos da loja, e vale super a pena dar uma boa olhada por lá. Lembrando que investir no tênis certo, é sempre uma necessidade, e por se tratarem de produtos de qualidade, comprado agora, vocês não vão precisar se preocupar com isso tão cedo.
Depois dessas dicas, se você já treina, parabéns e continue. Se ainda não, comece agora! Eu posso garantir que vale muito a pena e a satisfação é mais do que garantida!
♥TEREZA GRANATE♥
agosto 15, 2012Ótimas dicas!!!Beijos!