– Respeite seus limites
Eu sei que na maioria das vezes, quando começamos a fazer atividade física, vamos com muita sede ao pote. Queremos ganhar todos o tempo perdido logo no começo e investimos muito do nosso tempo a fazer tudo errado. Existem vários exemplos típicos, que vão desde ficar muitas horas nas atividades aeróbicas, até mesmo aumentar o peso dos aparelhos sem a recomendação do instrutor. Eu sei que quando estamos no embalo, a serotonina liberada na atividade física faz a gente ter um certo “barato” que faz com que sintamos que podemos muito mais. Mas faça as coisas com calma, com disciplina e sempre com orientação de um profissional adequado. Pular etapas pode fazer com que o corpo se sinta cansado logo no começo e não esteja apto à responder bem aos treinos. O mais importante é a constância, a frequência, por isso, faça de tudo para malhar todos os dias, mas não exagere em nada, por amor ao seu corpo e a sua saúde.
– Alimente-se bem
Muita gente vai para academia pensando em se alimentar com uma dieta de baixíssimas calorias e fazer um esforço violento, com foco na perda de peso. O pior de tudo, é que esse raciocínio nem de longe é o correto, porque para executar bem suas funções, e responder bem à atividade física, o corpo precisar estar bem alimentado. Por isso, o acompanhamento feito por uma nutriconista, é fundamental. Quando se exercita, os músculos precisam de proteína para se manterem fortes e aguentarem a rotina de treinos, e por conta disso, não tem como se manter firme comendo erradamente. As proteínas podem ser encontradas mas carmes (bovina, aves, peixes, dentre outras), nos ovos, nos laticínios, nos feijões e lentilhas (tem muito mais fontes, é só pesquisar), mas as mais importantes, são as proteínas chamadas completas, isto é, que tem todos os aminoácidos essenciais ao metabolismo, e portanto, as que nos dão uma sensação de saciedade mais duradoura. Quando o corpo é privado da alimentação adequada e ainda se exercita, ele entende que precisa armazenar calorias (em forma de gordura) e por isso vemos tanta gente que malha, malha e não vê resultado. Nem emagrece, nem se define.
– Perder peso não é o mesmo que perder medidas
Uma pessoa que pese 70 kg e comece a se exercitar da forma correta, pode notar que com o passar do tempo, seus quilos não diminuem, mas suas medidas sim. Isso acontece, porque os músculos pesam bem mais do que a gordura, e por isso, conforme a gordura vai sendo eliminada do corpo e os músculos começam a crescer, as medidas começam a diminuir. O mais impante portanto, não é se ligar apenas no que diz a balança, porque ela pode não refletir seu real estado e poderá inclusive, lhe frustrar e desanimar. O mais importante é notar as mudanças do corpo, o modo como ele vai se transformando e perdendo medidas. Para isso, nada melhor que a boa e fiel fita métrica, que serve para ir avaliando o quanto vamos perdendo de medidas no corpo.
– Cuidado com os produtos milagrosos
Quisera eu poder chegar aqui para dizer para vocês que existe um produto “mágico” que faz a gordura se transformar em músculos. Mas infelizmente, não há. O problema é que o ambiente da academia, é um ambiente onde a disputa se torna bem acirrada. Todo mundo quer mostrar que pode, que consegue, que está melhor e que conseguiu. E em vários casos, vemos que alguns “milagres” não acontecem sozinhos. Tem até um bordão que costumo usar que é: “Conseguir definição só com arroz e feijão, não é pra qualquer um não!”, porque de fato, não dá para mudar da água para o vinho, só com alimentação e suplementação regular. Você pode comer corretamente, se exercitar fazendo tudo certo e tomar seus suplementos regularmente, mas nada, absolutamente nada, vai te dar um resultado num curto espaço de tempo. Quando eu vejo essa mulherada na mídia super malhada e definida dizendo que não toma nada, eu já começo a rir sozinha. Aliás, na dúvida, escute a voz, porque é uma das primeiras coisas que mudam quando os famosos anabolizantes começam a ser usados.
– Os anabolizantes realmente fazem mal?
Quando querem vender a sua “facilidade” as empresas oferecem seus anabolizantes como naturais, com sendo produtos que vão aumentar a performance do corpo, vão queimar gordura e ainda por cima, vão realizar o trabalho de hipertrofia. Mas a coisa não é bem assim. Vários produtos são consumidos sem sequer, haver uma pesquisa antes. Na dúvida, procure sempre um profissional de nutrição esportiva, que consiga listar produtos que consigam um melhor desempenho e ganho muscular, de forma natural. Pode parecer caro manter esse profissional regularmente, mas ainda sai bem mais barato, do que o que se gastará com médicos num futuro próximo por usar os produtos errados. Várias mulheres utilizam o hormônio masculino e realmente ganham um corpo mais firme, e músculos muito mais evidentes, mas o preço para isso é a suspensão da menstruação e a infertilidade, o aparecimento de pêlos em locais indesejados, o engrossamento da voz, a queda de cabelos seguindo um padrão masculino de alopécia, além de problemas renais e hepáticos. Nos homens, os efeitos tendem a ser aparentemente mais brandos, mas ainda assim, são da mesma forma, devastadores.
– Os termogênicos podem ser usados sem medo?
Quando tomamos termogênicos, sentimos um aumento da temperatura corporal, assim como o ritmo das batidas do coração fica mais acelerado. Começamos a suar e sentimos uma vontade louca de fazer atividade física. O que conseguiríamos fazer sem termos ingerido nada, conseguimos no mínimo fazer 50% à mais, com o uso deles. Muitos tem sido vendidos como emagrecedores e por isso, vivaram sucesso. O problema todo, é que embora pouca gente fale, eles não podem ser usados por todo mundo. Quem tem problemas de pressão, coração, aritmia cardíaca, deve se manter longe deles. Imaginem alguém sentindo o coração bater bem mais forte, e da mesma forma, se exercitando por mais tempo e com mais potência. O que isso acarretaria no organismo dessa pessoa? Para começo de conversa, quem não tiver os problemas citados acima, ainda assim, deve tomar cuidado com o uso indiscriminado deles, porque tendemos a fazer bem mais do que nosso corpo realmente aguenta, e o preço disso, são a falência das articulações e o cansaço muscular. Quem achar que deve e aguenta tomar os termogênicos, que tome e faça atividade física, pois muita gente tem tomado e ficado em casa sentado, imaginando que eles vão queimar calorias sozinhos. Tem que tomar e se exercitar, malhar mesmo e tomar muita água e/ou isotônicos, porque senão, os rins vão para o espaço.
E antes que me perguntem, não, eu não tomo e nunca tomei anabolizantes. As vezes tomo termogênicos (principalmente nos dias em que estou vindo de uma rotina mais puxada de trabalho e me sinto meio desanimada). Pratico atividade física regularmente e nem de longe estou na minha meta. Me sinto super bem na academia e adoro ir pra lá arrumada e bonita, porque não é porque vamos malhar que temos que relaxar, não é? Precisando trocar informações e falar sobre atividade física, contem comigo, pois adoro me informar. Precisando de roupa de qualidade para malhar, passem na Gamaia e façam a festa! Abaixo, meus escolhidos da vez, quem quiser dar uma boa olhada na loja, clique na imagem abaixo.
Bruna Correa
setembro 11, 2012Você me lembrou que não fui a minhas aulas da manhã. hahaha
Não tem problema, vou a tarde. rs
Post muito bom.
Beijos
http://bruh-correa.blogspot.com.br/
Larissa Souza
setembro 11, 2012Estou realmente precisando de uma "injeção de ânimo" pra voltar pra academia… sofro com o efeito sanfona!! rsrs
Adorei as dicas!
Toninha Ferreira
setembro 11, 2012Sabe nesses dias em que aos poucos percebemos que a vida nos ensina da maneira mais dolosa possível a valorizar o que temos. Por isso FICA A DICA DE HOJE:
Ame mais, reclame menos!
Viva mais, se preocupe menos!
Agradeça mais questione menos!
Enfim, VALORIZE MAIS o que vc AINDA te, antes que a vida lhe ensine a lamentar por aquilo que vc tinha, mas acabou perdendo!
Bom noite!!!
Tenha uma semana cheia de bênçãos.
Toninha
Convido a vc amiga a conhecer o meu novo blog e tornar se seguidora, acabo de fazer. Aceito sugestões.
Bju
http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/
FanPage Educar – O primeiro passo
Jac Bagis
setembro 11, 2012adorei o artigo Juh, super explicado! é uma inspiração para mim para prosseguir nesse desafio!
bj bj bj bj