Peça “Ensina-me a viver” no Theatro Net Rio

por
Ontem eu tive a oportunidade de prestigiar mais um espetáculo no Theatro Net Rio, a remontagem da peça “Ensina-me à viver” que tem como estrelas Glória Menezes e Arlindo Lopes, além de outros fabulosos atores. A peça na verdade é uma adaptação do filme “Harold e Maude”, um clássico dos anos 70, que foi dirigido por Caling Higgins. A peça conta a história de Harold,  personagem de Arlindo, um jovem de 18 anos que conhece Maude, uma senhora de 79 anos, vivida por Glória em um enterro, e à partir daí, a sua vida nunca mais foi igual. O jovem com tendências suicidas e humor mórbido, percebe nesse adorável senhora, uma nova forma de enxergar a vida e celebrar a felicidade dos pequenos momentos e acontecimentos do cotidiano. A montagem da peça é um projeto super bem sucedido que começou em 2007,  no Teatro Faap, em São Paulo e veio acumulando e encantando expectadores. Por conta de outros compromissos profissionais dos atores, a peça teve algumas paradas, mas agora teve a sua re-estréia nos palcos do Rio de Janeiro.

Em outubro de 2014, Glória Menezes completou 80 anos de vida, e nada melhor para comemorar a data, do que atuar novamente nesse comovente espetáculo que já lhe rendeu tantos aplausos e elogios. Como eu amo teatro, quando vou fico observando os detalhes dos espetáculos, atenta às sutilezas, e posso garantir, que essa peça, de uma forma muito delicada e até mesmo lúdica, acaba nos tocando o coração. Talvez nos falte um poucos dos olhos de Maude no nosso dia à dia, pois inúmeras vezes, nos vemos reclamando de tudo e sem prestar atenção na beleza escondida nos pequenos detalhes e momentos vividos. A remontagem tem uma pegada super atual com a direção de João Falção, que trouxe uma roupagem cinematográfica com elementos modernos e um impecável videografismo. Logo no começo do espetáculo, projeções são mostradas dando a ficha técnica do espetáculo, e o interessante, é que dinâmico, que ninguém consegue deixar de prestar atenção no palco. E por falar em palco, a cenografia está impecável, pois através de um jogo de cortinas negras, os diversos ambientes do espetáculo se apresentam, se modificam e se despedem. A iluminação está super acertada, e em vários momentos, os atores se apresentam por trás de uma das cortinas, contando apenas com a iluminação correta para revelarem-se.

O dinamismo do elenco de apoio é impressionante, e eles se multiplicam no palco de forma absurda. Como os cenários se modificam à todo momento, a interação desse elenco precisa ser ainda mais magistral para que tudo dê certo, mas eles conseguem e fazem com que o espetáculo seja ainda mais interessante e atrativo aos olhos do público. Glória Menezes continua uma grande dama e tem uma presença de palco incrível! Conseguiu fazer sua Maude de forma delicadamente poética e transmite de forma singular, uma beleza absurda em cada gesto, em cada olhar, em cada palavra. Arlindo Lopes, apesar de jovem, é um grande talento capaz de impressionar pelo tom de realismo que nos apresenta a personalidade deprimida e até mesmo doentia de Harold. Os dois juntos, funcionam super bem e conseguem cativar o público nas cenas em que interagem entre si, de forma romântica, doce e envolvente.

Estou esperando a liberação das fotos oficiais do espetáculo para postar aqui, pois no dia, eu sempre levo somente o celular e assim mesmo, quase não tiro fotos para não atrapalhar o bom andamento dos atores em cena. Mas no final é claro, sempre que posso, tiro foto com o pessoal do elenco, e nesse dia não foi diferente, pois consegui tirar fotos com alguns dos atores:

Com Antonio Fragoso que faz cinco personagens na peça com maestria e muito talento e com Arlindo Lopes, idealizador do projeto “Ensina-me à viver” e um dos protagonistas. Estou simplesmente apaixonada pelo talento desse rapaz em cena!

Com as atrizes Elisa Pinheiro que faz três personagens na peça e também é muito boa, e  Verônica Valentim, que faz uma empregada super engraçada, e mesmo sem ter falas, consegue através da boa expressão corporal e fisionômica mostrar toda a sua versatilidade.

Enfim, mais um espetáculo assistido, fiquei super feliz em ter tido a oportunidade de ir, pois precisamos de um toque de poesia, beleza e romantismo para fazer com que nossas vidas, sejam repletas de alegria. Super indico! Mas tem que correr, porque eles só ficarão por lá até o dia 14 de junho.

Até a próxima!

Nenhum comentário.

O que você achou da matéria?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *