Gorda pode fazer academia?

por

Eu sei que existem muitas mulheres gordas que não se sentem à vontade para frequentar uma academia, e a maioria simplesmente por achar que vai ser criticada por conta do seu peso. Há alguns anos atrás, quando eu comecei a ir na academia, também tinha esse certo receio de que seria um ambiente pouco hospitaleiro, mas felizmente, essa impressão era totalmente equivocada. Quando comecei a malhar, senti tanto por parte tanto dos professores, como dos outros alunos, uma excelente receptividade.  Eu me sentia feliz lá dentro e cumpria minha rotina de atividades regularmente, dando o meu melhor, indo de segunda à sexta, e várias vezes, no sábado também. Infelizmente na época, eu era acompanhada por uma equipe médica que deixava a desejar, onde a nutricionista e o clínico, nunca me deram uma palavra de incentivo sequer, e embora eu já tivesse perdido muito peso e fosse disciplinada no que fazia, ouvia deles que eu continuava gorda. Na época, eu já me via num bom peso, mas eles insistiam que eu precisava perder mais, pois segundo a tabela do IMC, eu apresentava sobrepeso.

Eu era uma gorda sem barriga, cintura fina, mas eles sempre me cobravam mais e mais, e isso num dado momento, me desestimulou a continuar na academia, já que nunca conseguia chegar no padrão que eles tanto queriam. E meu erro foi esse, me deixar levar e abater por conta de padrões alheios, por conta de impressões que não eram as minhas, quando na verdade, ao sair da academia, a maior prejudicada fui eu. E quando você se acostuma com o ambiente de academia, quando você sai, sente uma falta enorme, uma saudade imensa, mas infelizmente também rola uma fraqueza que impede que a gente volte. Depois que parei com as atividades, eu acabei engordando, mas ao passo que eu fui engordando alguns quilos de novo, eu também fui me transformando numa outra pessoa, mais forte e mais decidida, capaz de enxergar uma beleza enorme em mim, e que finalmente se livrou do fardo de querer ser perfeita. Passei a me olhar no espelho e me cobrar menos, me exigir menos e a me amar mais. E tudo isso foi altamente importante no processo de desconstrução da imagem que eu tinha de mim antes, para a construção de uma nova mentalidade mais sadia e muito mais feliz. E dentro desse processo, me vi curada de várias feridas que eu mesma me causei, não intencionalmente (claro!), mas por conta da insegurança que me seguia, e foi nesse momento que eu finalmente me enxerguei e compreendi que eu preciso aproveitar todos os momentos para continuar investindo em mim. E finalmente voltei à academia,  agora em uma que tem a minha cara, porque é grande, bem equipada e bonita (vejam como sou modesta!).

A Body Coach é bem mais do que uma simples academia, é um lugar onde me sinto extremamente à vontade e feliz, aliás, é  minha segunda casa. Tenho sido super bem assistida por lá e mais uma vez, me sinto totalmente à vontade, num ambiente receptivo e cordial, onde as pessoas não estão nem aí se eu estou gorda ou não. Tenho feito novos amigos e percebo que ajudamos uns aos outros, pois cada um leva consigo suas dificuldades, mas acima de tudo, sua vontade de dar certo. Tenho percebido os professores todos sempre muito dispostos à nos dar atenção e um tratamento individualizado, que faz com que nos sintamos únicos. E se estou comentando essas coisas todas com vocês, é porque desejo do fundo do meu coração, que todas as gordas do mundo, percam o medo de irem para a academia. Aliás, não se trata de ser gorda ou magra, se trata de saúde, de bem estar e de entender que o nosso corpo precisa de movimento, fomos feitos pra isso. E hoje, eu me vejo de bem comigo mesma, e faço as coisas dentro das minhas possibilidades e não estou ligada em balança, em peso, em IMC, só quero me movimentar, me exercitar e me alimentar de forma saudável e inteligente. E a Body Coach tem sido super parceira, porque me oferece um ambiente super bonito e confortável para malhar, e ainda me indicou a nutricionista Hellen Campos, que me ouviu, me estimulou e me aconselhou de uma forma maravilhosa.

Hoje, trabalhamos para que eu mantenha uma alimentação saudável, continue minha rotina de exercícios,  tudo isso  sem cobranças exageradas e respeitando os limites do meu corpo. Aliás, em parceria com a academia Body Coach, estou lançando o Projeto Body Perfect, que mostra que todos os corpos são perfeitos, sejam eles magros, gordos, altos, baixos, todos os corpos são perfeitos e precisam ser valorizados. Vai rolar muita coisa legal nesse sentido, com vídeos no youtube e postagens aqui no blog e nas minhas redes sociais, mas por enquanto gostaria que vocês dessem uma olhada na lindeza que é a academia, e depois me digam se eu tive ou não bom gosto, em escolher um lugar tão maravilhoso e perfeito para voltar à malhar. Enfim, queria que soubessem que praticar atividade física, faz bem para o corpo, mas faz um bem maior ainda pra alma. Então, espero que me acompanhem nessa empreitada, que tem que ser pra vida, sabem? Tem que ser mudança de comportamento mesmo, e com relação à isso, já mudei muitas coisas e já me sinto feliz. Estou me alimentando bem melhor, sem pular refeições por conta de lanches pouco nutritivos e altamente calóricos e deixei de ser escrava/viciada de coca zero (que faz tão mal, ou até mais, do que a coca comum). Enfim, é todo um processo, e eu estou disposta a seguir em frente, estou disposta à pagar o preço e vencer. Torçam por mim.

dsc_8922-1 dsc_8927-1 dsc_8929-1 dsc_8931-1 dsc_8933-1 dsc_8934-1 dsc_8937-1 dsc_8939-1 dsc_8943-1 dsc_8944-1 dsc_8947-1 dsc_8952-1dsc_8951-114233276_1097337133688651_693268952_o14274569_1097337137021984_523240915_o

img_2591Enfim,é isso. A caminhada é longa, mas a gente precisa aprender a se motivar todos os dias, e não se deixar abater nunca! E independentemente do que dizem as pessoas, do que pregue a mídia, se olhe no espelho e se sinta linda, mulher! Porque de verdade, você é!

 

Nenhum comentário.

O que você achou da matéria?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *