O Elegante Charme dos Terninhos – Parte 1

por
Olá, meninas,
Quando Yves Saint Laurent, em 1966, propôs o smoking para mulheres, terminou por mudar a história do guarda-roupas feminino. Até então, mulheres só usavam saias e vestidos. Calça de corte masculino combinada com paletó? Nem pensar! Mas aos poucos a proposta de Yves Saint Laurent foi sendo aceita e conquistou espaço em nosso dia-a-dia. Hoje em dia usamos para trabalhar, para festas e todas as vezes que desejamos projetar uma imagem de competência e elegância. 1966, Yves Saint Laurent, criou o smoking para mulheres, o  popularmente conhecido terninho, ele simplesmente mudou a história do guarda-roupa feminino.  As mulheres naquela época só usavam vestidos e sais.  A proposta assustou de início, pois parecia um visual muito masculino, mas aos poucos, a roupa foi sendo aceita, principalmente pelas mulheres que trabalhavam fora, e hoje, faz não pode faltar no guarda roupa da mulher moderna.
O mais importante na escolha de um terninho, é sem dúvida nenhuma o corte. Se o terninho tem um bom corte, ele terá um bom caimento no corpo.  Não adianta prechinchar em busca de algo que agrade apenas o orçamento.  Ele tem que estar perfeito no nosso corpo  para nos deixar poderosas e elegantes.  Tendo uma peça de boa qualidade, você vai poder usá-la por muito tempo, pois sem dúvida, existem muitas combinações possíveis.
Embora seja uma roupa que tenha tudo a ver com a sobriedade dos ambientes de trabalho mais formais, é uma peça que pode ser facilmente adaptada para outros ambiente e compromissos, como podemos ver abaixo:
Ideal par a trabalho. Combinado com peças mais clássicas, permite elegância e beleza. A combinação de preto com branco, sempre cai bem. Coletes e sobreposições também são sempre bem vindos.  Prefira usá-lo com Scarpin, Peep Toe, e mesmo sandálias (escolha a certa!|), se for no verão. Quando usado com sapato Oxford, cria um visual muito masculino. 
Se a proposta é uma saída romântica, um encontro à dois, o terninho pode ser usado diretamente sobre a pele, deixando parte do colo à mostra. É bem interessante o uso de colares.  Também fica perfeito com blusinhas de acinha fina, blusas tipo segunda pele ou blusas comuns que tenham alguma transparência.  Se a blusa tiver detalhes com brilho e o encontro for à noite, se jogue sem medo.  Use sempre com sapatos altos. Sapatilhas neste caso não caem bem.
A proposta romântica tem tudo a ver com a primavera-verão! Combine seu terninho com peças mais leves, mais fluídas, com babados, rendinhas e pequenos detalhes que deixam a peça mais feminina.  Tons pastéis e de nude estão em alta .  Sapatos tipo boneca ajudam a compor o visual romântico, deixando tudo mais leve.
Se o visual que você deseja é mais rocker e despojado, use o seu terninho com camisetas estilosas. Ficam perfeitos com camisetas de bandas ou estilizadas. Peças que tenham cores mais fortes, também vão ajudar a dar mais personalidade ao visual, combinando com a descontração das sapatilhas, que neste caso podem ser usadas sem medo.
Na foto aí de cima, vemos da esquerda para a direita, um terninho preto em risca de giz, que eu acho super charmoso por sinal, um terninho numa versão mais descontraída, em tecido mais grosso, o clássico com blazer mais largo e mais comprido, e o branco com essa amarração estilosa do lado. Notem que em três versões, ele é uado com sandálias.
Dicas Importantes:
– No verão, opte por tecidos mais leves e menos incorpados;
– Cuidado com tecidos mais claros que costumam marcar muito e mostrar mais do que devem;
– Evite a tido custo calças pescando;
– Faça sempre que necessário, ajustes nas mangas. O ideal é que os pulsos não estejam completamente cobertos;
– As bainhas das calças, não devem ser feitas à máquina. Terninhos pedem bainhas tipo as de alfaiate;
– As cores clássicas são apostas infalíveis: preto, cinza, bege, branco, grafite, off white. Tendo cores neutras, a variação poderá ser feita com as blusas e demais acessórios;
– Ternos estampados são bem perigosos! Use se você estiver bem certa das proporções da estampa/desenho e de que como elas conversam com as proporções do seu corpo. Na dúvida, não arrisque.
– Geralmente, as calças dos terninhos, são lavadas mais vezes do que os blazeres.  Evite usar sabão em pó, e lave com sabão líquido que em geral agride menos as fibras. Procure não secar diretamente no sol.  Afinal, não é nada agradável usar um terninho cuja calça mostra sinais de ter desbotado mais do que o blazer..

Nenhum comentário.

O que você achou da matéria?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *