10 alimentos que ajudam a emagrecer

por

Olá, meninas,

Não tem como descuidar da nossa alimentação, porque a nossa boa saúde depende de uma alimentação correta e equilibrada. Eu até entendo que a maioria de nós deseja emagrecer alguns quilinhos, mas as dietas malucas tem que ser completamente esquecidas, porque podem até fazer emagrecer (por um curto espaço de tempo), mas os efeitos nocivos, são e serão bem maiores do que os benefícios. Por isso, nada melhor do que utilizar os próprios ativos presentes em alguns alimentos para nos ajudar nesse processo de emagrecimento. Abaixo uma lista com 10 alimentos que além de ajudar a emagrecer, são campeões de nutrientes e até ajudam a espantar a depressão para bem longe.

10 alimentos que não podem faltar no seu cardápio

o poder dos 10 alimentos

1
Tomate
Um dos pontos fortes é a propriedade antioxidante do licopeno, o pigmento vermelho predominante nessa hortaliça. Tem vitaminas A, que mantém os tecidos dos olhos e dos ossos saudáveis, e B, reguladora dos sistemas nervoso e digestivo. Sem contar a vitamina C, que auxilia na cicatrização de ferimentos, e os sais minerais, como ferro e fósforo. No cardápio Uma a duas unidades pelo menos três vezes por semana.
2
Chocolate amargo
Ganha destaque pela alta concentração de cacau. Antiinflamatório, o fruto atua na prevenção de doenças do coração e aumenta a concentração do colesterol bom (HDL). “Quanto mais amargo, maior o teor do cacau e a quantidade de antioxidantes”, diz a nutricionista Astrid Pfeiffer, de Curitiba. No cardápio Dois quadrados pequenos por dia, ou 30 gramas.
3
Óleo de coco
Tornouse o óleo do momento depois da descoberta de seus poderes no combate ao colesterol ruim (LDL) e na elevação do bom (HDL). Rico em vitamina E e ácido láurico, o mesmo do leite materno, fortalece as defesas do organismo e regulariza a função da tireoide. “Por causa disso, é ótimo para o emagrecimento”, diz a nutricionista Karin Honorato, de Belo Horizonte. No cardápioTrês colheres (sopa) por dia, em saladas ou no preparo de alimentos.
4
Castanha-do-pará
Recarrega os níveis de selênio, mineral importante para uma vida longa e saudável, além de retardar o envelhecimento e proteger o cérebro de doenças neurodegenerativas. No cardápio“Uma unidade por dia é suficiente”, diz o nutricionista Murilo Dátillo, de São Paulo.
5
Salmão
É uma excelente fonte de ômega 3, ácido graxo essencial que o organismo não é capaz de produzir, prevenindo doenças cardiovasculares, diabetes e artrite reumatoide. Ajuda no combate ao mal de Alzheimer e de Parkinson, além da depressão. Ótimo para melhorar o humor e controlar a ansiedade. No cardápio Um filé assado ou grelhado até duas vezes por semana.
6
Linhaça
É uma das sementes mais ricas em fibras, em especial a lignina, que estimula o funcionamento do intestino. Além disso, tem ação antioxidante, anticancerígena e antibiótica por causa dos fitoesteróis e flavonoides. Ainda traz vitamina E, potássio, magnésio e ômega 3, atuando contra dores e inflamações. No cardápio 1 colher (sopa) ao dia, triturada no liquidificador.
7
Abacate
Já foi visto como o vilão da dieta pelo alto valor calórico. Hoje, porém, sabe-se que, além de ser rico em gorduras monoinsaturadas, em especial o ácido oleico, bom para a saúde das artérias, traz fibras solúveis, que saciam e reduzem a absorção de gorduras e glicose. No cardápio Meio abacate pequeno por dia.
8
Tofu
Também conhecido como queijo de soja, não tem colesterol e reúne poucas calorias (30 em 50 gramas). Repleto de fitoestrógenos, substâncias semelhantes ao hormônio feminino, reduz o risco de câncer de mama e ajuda a aliviar sintomas da menopausa. No cardápio 100 gramas em saladas ou como petisco diariamente.
9
Lichia
A frutinha de casca rugosa é um verdadeiro negócio da China. Originária desse país, ela tem vitamina C em abundância, o que ajuda na resistência a infecções, além de ferro, cálcio e fibras. É pouco calórica (65 calorias em 100 gramas), ideal para quem está de dieta. A cianidina, pigmento presente na casca e na polpa da fruta, também dá uma mãozinha para secar a cintura.No cardápio Até dez unidades, três vezes por semana.
10
Grão-de-bico
Tem 30% de proteína e ácido fólico em abundância, bom para grávidas. Aumenta a saciedade (o que ajuda a emagrecer) e possui hormônios vegetais que combatem a osteoporose. A grande quantidade de triptofano, que proporciona bem-estar, afasta a depressão. No cardápio 2 colheres (sopa) nas principais refeições.
Nota: A lista com os dez alimentos é do site da revista Claudia
1 Response
  • Bárbara
    fevereiro 24, 2012

    já está tdf anotado..
    só tirei o salmão e o tofu q não me agradam.. rs
    mas de resto..
    tomates, grão de bico. hummm. delicia.. rs

    só espero q assim eu consiga alguma coisa né. kkkkkkkkk

    bjo0s

O que você achou da matéria?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *