Mulheres Negras – uma reflexão sobre a liberdade

por
Talvez muita gente ainda desconheça do que se trata. Mas só quem é negro sabe a responsabilidade que carrega consigo. O tanto que lutou, luta e terá que lutar nessa vida para ter seus direitos aceitos e respeitados. Um grande número de pessoas insiste em dizer que o preconceito não existe, mas só quem está do lado de cá sabe e entende o que eu estou falando. Mas não digo com ares de lamento, de tristeza, porque somos inteligentes o suficiente, para não nos entregarmos ao menor sinal de dificuldade. E essas dificuldades são diárias, sejam elas nas piadinhas implícitas em comentários maldosos, naquela vaga de emprego que era quase nossa, mas de repente escapa para alguém de pele mais clara, naquele olhar de reprovação dos preconceituosos de plantão, e no ciranda nossa de cada dia, que nos obriga a ter jogo de cintura suficiente para sermos resilientes e nos mantermos firmes no nosso lugar. E falando em ser negro, não poderia deixar de falar no que é ser Mulher Negra. Infelizmente vemos nossa imagem ser vendida com a sensualidade e a sexualidade explícita das propagandas do carnaval brasileiro, mas a maioria de nós, na contramão do sistema, luta para ser reconhecida pelos seus atributos intelectuais,  pelo seu crescimento no mercado de trabalho, e dentro da economia do país.
Somos vaidosas e aprendemos que podemos ter o visual, o rosto, o jeito, o look que desejarmos e quisermos. Podemos surgir de cabelos afros, de turbantes e faixas coloridas, mas também podemos vir de cabelos lisos, repicados, longos, curtos ou super curtos. Ao estilo americanizado ou totalmente tribais, ainda assim, seremos negras, guerreiras e dignas de respeito e admiração. Não  importa o que pensem, somos especiais e temos consciência disso! E estamos alçando vôos cada vez mais altos e nossas conquistas já podem ser reconhecidas facilmente por qualquer um que se predispor à isso. Somos fabulosas porque sabemos administrar o nosso tempo com os mil afazeres, e ainda temos tempo para correr atrás dos nossos sonhos, todos os dias, numa rotina de auto estima que tem nos lavado a alma. Temos criado filhos que sem dúvida alguma, participarão da construção de uma sociedade mais coerente e mais justa, fazendo a sua parte, assim como nós mesmas estamos fazendo agora, lutando sempre pela igualdade e respeito.

Estamos nos cuidando mais e tendo consciência de que precisamos viver com maior qualidade de vida. Temos aprendido muito, porque não nos conformamos com o pouco e para isso, não nos poupamos ao trabalho, ao investimento e a boa leitura. Estamos em franca expansão e progresso. Somos filhas, sobrinhas e netas de mulheres que antes de nós, sofreram ainda mais as agruras de uma sociedade de mente pequena e limitada. E foram essas  mulheres que nos mostraram o caminho e nos indicaram que por mais que ele seja longo, certamente vale a pena ser percorrido. Somos fruto da beleza, da nobreza e das garra de famílias que vieram de todo o tipo de dificuldade mas conseguiu formar bacharéis e “doutoras” de todas as especialidades e por isso, somos motivo de orgulho para todos os que acreditaram que chegaríamos lá.
E hoje, nesse 13 de maio, dia em que se comemora a Abolição da Escravatura, sabemos que nossa liberdade não estava completa quando as algemas da ignorância que nos fazia escravas se abriram. Nossa liberdade se construiu e está sendo construída dia após dia, através das nossas escolhas, das nossas conquistas e das nossas lutas. E é desta forma que vamos deixando claro que ninguém mais corta nossas asas. Estamos conscientes e completamente firmes em nosso propósito de termos uma vida digna, da qual se possa sempre orgulhar.  E é assim que vamos nos lembrar desse dia, com a ousadia que sempre foi nosso cartão de visitas, e que mostrou desde sempre, que nunca tivemos medo de lutar. Somos livres para encontrar nosso caminho, para sermos protagonistas do nosso destino, e para irmos bem mais além do que qualquer um já pôde imaginar.
Simplesmente isso!!!
2 Responses
  • Ana Souto
    maio 14, 2013

    Muito bom você falar sobre isso , acredito que as próprias mulheres negras estão se assumindo mais e se mostrando mais do que há algum tempo atrás , e isso é maravilhoso pois o primeiro passo para a aceitação geral é a aceitação individual . Soltem seus cabelos , vistam uma bandeira pois não se pode camuflar uma beleza , nem menosprezar uma inteligência .

  • Jonatas
    maio 13, 2013

    Parabéns pelo texto. De fato hoje é um dia de muito orgulho não só para os negros, mas para todos aqueles que buscam um mundo livre de preconceitos. Cabe ao negro lutar por seu papel no mercado de trabalho e exigir seus direitos. Temos condições, instrução, maiores possibilidades e acima de tudo, força de vontade.

    Quando fui fazer entrevista para o meu primeiro emprego de carteira assinada, o meu empregador, após ter feito um teste olhou para mim e disse que eu tinha ido bem no teste e que "se ninguém melhor aparecesse até o final do dia ele entraria em contato." Sabia que havia um tom de preconceito e pelo visto eu fui o melhor, pois ele me ligou e eu fiquei lá trabalhando por quatro anos e saí por iniciativa própria para outra empresa que me pagaria 3 vezes mais. O mundo dá voltas e sinceramente o preconceito não está com nada!

O que você achou da matéria?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *