Campanha da nova coleção da Preta Gil para C&A: vergonhosa!

por
Desde que inventou-se essa coisa de moda plus size, inúmeros equívocos tem sido promovidos em cima desse termo. Na verdade, a moda plus size deveria atender mulheres tidas como “fora do padrão”, e como padrão, diga-se de passagem, se estipulou que seria a mulher que veste acima do manequim 42. Num país miscigenado como o nosso, engessar todas as mulheres em tamanhos como P, M, e G fatalmente é missão impossível, e também engessar todas as gordinhas no GG, certamente o é.Sempre questionei o mercado GG porque sempre notei uma tremenda falta de cuidado de algumas marcas na concepção e produção das peças. Sempre notei que as lojas de departamento mantinham uma determinada qualidade até uma certa numeração e que decaíam tremendamente, quando os números eram maiores. Matéria prima de quinta, modelagem equivocada e editoriais por vezes caricatos, sempre estiveram presentes. Mesmo as marcas que foram surgindo no cenário se dizendo inovadoras e seguidoras das tendências, se demostraram tremendamente desrespeitosas por produzirem peças de cunho duvidoso e gosto idem. Tudo isso todos nós já sabemos e reconhecemos que se avança em passos rastejantes no que diz respeito a mudança, mas essa nova coleção da Preta Gil para a C&A, movimentou muita gente nas redes sociais, trazendo à tona a hipocrisia da marca em photoshopar ao extremo a cantora, deixando-a mais magra e muito mais clara.
Está certo que o photoshop é hoje uma ferramenta necessária e que o tratamento das imagens seja primordial para se conseguir peças publicitárias de qualidade, que consigam atingir de forma positiva seu público alvo. Afinal, ninguém quer ver marcas de expressão, veinhas, celulites e estrias nas modelos, ainda que saibamos que todo mundo as tem. Mas o correto é que as pessoas não sejam descaracterizadas, nãos se tornem estranhas à ponto de serem totalmente desconhecidas de si mesmas. O consumidor não é bobo e exige que a relação de respeito não seja quebrada.  Todos nós sabemos das formas redondas e exuberantes da Preta Gil. Ela é redondinha, ainda que sem barriga. Fruto é claro, de muuita lipoaspiração (não a estou criticando por isso), e por isso, mesmo que a vê de perto, pessoalmente, percebe que ela não faz o tipo gordinha barriguda. Até aí, eu entendo, mas o resto que fizeram, foi um desrespeito até com ela mesma, porque sinceramente, eu jamais gostaria de me ver tão diferente numa campanha que eu estrelasse. A foto abaixo foi a mais compartilhada e zoada nas redes sociais, até porque, esta medonha. Reparem no pescoço, nos ombros, quem teve coragem de liberar uma imagem dessas para público, definitivamente não estava normal.

Imagens da Internet
O ponto principal e que precisa ser aprendido pela indústria de moda plus size, é que a moda tamanho grande é igual a moda tamanho “convencional” só que grande! O que eu quero dizer com isso? Que demanda o mesmo cuidado, o mesmo carinho, o mesmo desejo de renovação e o mesmo investimento. Tem que se investir em tecnologia par produzir melhores matérias primas, tem que se investir em modelos belas e bem produzidas e tem que se investir em editoriais decentes e honestos, que mostrem a mulher real como ela realmente é: linda! Do jeito que fazem, parece que querem punir quem está acima do peso. Parece que é favor produzirem algo em tamanhos maiores e por conta disso, as “gordas” devam se contentar com qualquer coisa. Vale lembrar que acima de tudo, mulher gosta de ser valorizada e conquistada, e a C&A com tudo isso, acaba por decepcionar ao invés de agradar e demonstrou que o que mais lhe falta é o tal do do respeito. Ah, não entendo também essa coisa de sempre deixarem as modelos com o tom de pele bem mais claro. Isso aliás, é mais uma das coisas que não me descem e que eu não entendo, aliás, nem quero entender!

6 Responses
  • Martika Victor
    agosto 15, 2013

    achei muito ridículo! Da mesma forma a Globo colocar uma plus no horário nobre querendo perder a virgindade como se ninguém transasse com gordinha! Detesto!

  • Dani
    agosto 14, 2013

    Arrasou… Logo vou compartilhar lá no blog, com os devidos créditos!
    Concordo com cada virgula! Decepcionante ver as fotos.. E acho que a moda plus size, muitas vezes, em vez de deixar as gordinhas elegantes e bonitas, acabam realçando as gordurinhas que todo mundo quer esconder.
    Plus size não é um favor, não significa simplesmente fazer roupas enormes, mas sim peças que valorizem mulheres com formas diferentes daquele padrão passarela. Padrão este muito aquém da realidade de qualquer lugar do mundo!

  • VAN
    agosto 14, 2013

    Nossa! Você tem razão, nem parece a Preta Gil nas fotos. Incrível a coragem que tiveram de lançar essa campanha com as fotos dessa forma. #Bizarro!

  • Adriana
    agosto 14, 2013

    concordo contigo, deformaram a Preta Gil e moda tamanho grande é uma caca ..pior, qdo eu era guria, os tamanhos eram até 0 40 = P, do 40 ao 44 = M e do 44/46 = G… GG era para tamanhos 48 ou 50 em diante… agora, o 42 é = ao G… acho isso uma agressão… tem muita mulher que usa 42 ou equivalente desde os anos 1970 e agora não consegue encontrar roupa, tem q apelar pro GG… sem contar que o Brasil é país de mulher com bastante seios, muitas siliconadas, e as confecções esquecem desse detalhe.. dai pra fechar uma blusa/casaco na frente, a gente tem que comprar um GG ou maior, onde ombros e mangas ficam enormes caso contrário, a bendita peça não fecha na altura dos seios…tá cada vez mais difícil… o negócio é apelar para as antigas e eficientes costureiras/modistas, que fazem roupas sob medida!
    bjs
    tititi da dri

  • Vi Furrati
    agosto 14, 2013

    O problema nem é só com as meninas plus size… nas lojas de fast fashion as peças 36 tem uma modelagem estranha (uma pessoa 36 não tem o mesmo tipo de corpo que alguém que veste 40 – não adianta só diminuir as medias, o formato do corpo é outro). E quem veste 34? Precisa usar roupa infantil. Nenhum "extremo" é respeitado pela industria de moda – como se todas tivessem obrigação de vestirem entre 38 e 42.

    oblogdafenixx.blogspot.com

  • Patricia de Jesus
    agosto 14, 2013

    Gostei muito do seu texto Juh, traduziu muito do que penso… lamentável tudo isso… pra mim, é mais uma tentativa de padronizar a mulher. E a Preta Gil ficou tão feia, tão artificial!! Ninguém do marketing/da campanha tá vendo isso? Aliás, quantas pretas, gordas de verdade tem na equipe? Quantos profissionais de bom senso tem na equipe? Que tipo de moda e de clientes querem atrair? Ficam as questões no ar…

Deixe uma resposta para Adriana Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *