O Outubro Rosa, é um movimento reconhecido mundialmente, por ser um grande incentivo na prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Infelizmente, milhares de mulheres morrem todos os anos no mundo todo vítimas dessa doença, e até o momento, a informação é nossa maior arma. Não tem como deixar esse assunto de lado, porque cada uma de nós, tem uma enorme responsabilidade no que diz respeito a nos mantermos saudáveis. Na maioria dos casos, o câncer de mama não tem uma causa específica, é claro que existem alguns fatores que estão associados ao aumento do risco de desenvolver a doença, mas infelizmente, mesmo estando fora desses fatores de risco, é possível que a doença surja. Fala-se muito à respeito do exame de toque, mas fiquem ligadas, porque ele por vezes, não mostra nódulos pequenos e que estejam em locais de difícil acesso. Mamas muito tensas, por vezes, escondem esses pequenos nódulos e quando eles vem a se tornar palpáveis, já estão em um processo de evolução mais adiantado da doença. O mais importante sempre, é ter em mente que a mamografia é o nosso melhor instrumento na luta conta a doença. Quem puder fazer como exame complementar uma ultrassonografia da mama, faça, pois ajuda muito!
Quem tiver parentes de primeiro grau acometidos pela doença, precisa ter um cuidado ainda maior (pai, mãe, irmãos, filhos) e fazer sempre um acompanhamento médico periódico para checar sempre se está tudo bem. Vale lembrar que qualquer doença descoberta em seu estágio inicial, tem muito mais chances de cura. E hoje, temos muito mais recursos de lutar contra essa doença do que tínhamos há alguns anos atrás. Não podemos nos esquecer, que o nosso bem mais precioso é a vida, e é por amar a vida que devemos nos cuidar com todos os nossos esforços. Eu sei que conseguir uma mamografia pelo SUS muitas vezes é algo muito complicado, mas não tem jeito, a mamografia tem que ser uma prioridade e não tem como deixar de fazer. Sendo assim, quem não tiver um plano de saúde, deve investir sem medo e sem pena, no pagamento do exame anualmente. Podem ter certeza de que é um dos melhores investimentos que nós mulheres podemos fazer por nós mesmas.
Eu gravei um vídeo falando à respeito do assunto e com várias dicas à respeito do assunto, e gostaria muito que vocês assistissem e deixassem sua opinião. Quem puder, também compartilhe nas suas redes sociais, para que o maior número de pessoas se informe e saiba exatamente como agir preventivamente com relação à doença.
Espero que tenham gostado do vídeo!
Até a próxima!
Andrea Rodrigues
outubro 28, 2014Muito bom Juh. Este é um problema que vem assolando a muitas mulheres e essa campanha deveria durar o ano todo.