Black Mirror – por que os negros continuam negligenciados no mundo fashion?

por

 

Deddech Howard é uma modelo africana negra nascida na Libéria, que desenvolveu um projeto super interessante chamado Black Mirror. É claro que o projeto fez questão de chamar atenção pelo nome, já que faz menção à série homônima da Netflix que fala sobre os impactos da tecnologia na vida dos seres humanos. Na realização dessa empreitada, ela teve a ajuda do fotógrafo Rafael Dickreuter para recriar campanhas de marcas famosas que foram estreladas por modelos brancas como Gisele Bündchen, Gigi Hadid, Kendall Jenner e até a atriz Michelle Williams.  A grande questão é que o mundo fashion assumiu um padrão de beleza europeu, e raramente vemos mulheres negras, asiáticas e latinas em campanhas publicitárias, e é super estanho, porque parece que não consumimos, não existimos e não compramos. E todos os dias vemos centenas de propagandas de produtos e serviços, na mídia impressa, nas ruas, na internet e na TV, mas as mulheres negras não se sentem representadas, porque raramente são mostradas. Quando se trata de marcas conceituadas e que são objeto de desejo de muitas, a coisa fica mais complicada ainda, e está mais do que na hora das coisas começarem a mudar e essa visão equivocada das coisas ser posta por terra.

A representatividade é extremamente importante, e quando nos privam dela, estão nos privando de muitas coisas boas que acontecem dentro de nós, quando nos sentimos inseridas dentro da sociedade da qual fazemos parte. Precisamos ver pessoas com características físicas diversas sendo mostradas, porque a beleza é diversa, o mundo é diverso, e temos que ver toda essa diversidade ser mostrada de forma democrática e humana. É claro que sempre existem aqueles que pensam que tudo é mi mi mi, mas existem várias pessoas que entendem que essa representatividade é importante inclusive, para a formação do indivíduo e para a sua afirmações que estão diretamente ligadas à sua auto estima. Analisando as fotos abaixo, vemos que a modelo negra é muito bonita, fotografa bem, tem um olhar impactante, então, porque não é chamada para as campanhas? Sem dúvida é por causa da cor da sua pele, por ser negra, e isso é algo tão cruel, e com o qual não podemos nos conformar.

Embora o enfoque seja sobre uma figura feminina, percebemos que os homens negros também não são muito vistos no cenário fashion, são da mesma forma discriminados e marginalizados, enquanto modelos de pele bem clara, são sempre vistos estrelando campanhas diversas mundo afora. Vale dizer que muitas vezes, quando os negros fazem algum tipo de trabalho nesse segmento, os cachês são mais baixos dos que são pagos para pessoas brancas, porque muitos insistem em dizer que campanhas com negros não rendem, porque a rejeição da sociedade à elas é grande quando investem em pessoas com pele escura. Enfim, essa é uma visão extremamente preconceituosa, mesquinha e sórdida, e eu apoio qualquer tipo de iniciativa que seja para desmascarar esse tipo de ação que corre por baixo dos panos, e só serve para deixar o mundo ainda mais submerso em preconceito.

model8f-2-webblack-mirror-1 black-mirror-2 black-mirror-3 black-mirror-5 model8f-3-web model8f-6-web

Nenhum comentário.

O que você achou da matéria?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *