O que toda gorda tem que saber antes (e depois) de entrar na academia

por

capa1

Primeiro post do ano, e eu pensei em começar com algo bem interessante, e que pudesse fazer bem à quem viesse a ler essas palavras. E ontem enquanto estava na academia, me veio a inspiração, o tema e a forma com que eu deveria abordar esse assunto e compartilhá-lo com vocês, então, vamos lá. Quem me acompanha sabe que eu estou fazendo atividade física supervisionada na Academia Body Coach Club, pois bem, desde setembro estou lá e gostando bastante. Mas nesse curto espaço de tempo, muitas coisas aconteceram na minha vida, e eu me sinto meio que na obrigação de contar, porque eu havia comentado que através do “Projeto Body Perfect”, eu mostraria minha evolução e tudo que fosse acontecendo no meu dia à dia. Então senta que lá vem história. E eu queria começar falando sobre algumas coisas que toda gorda deve saber antes e depois de entrar na academia, porque certamente são situações pelas quais todas nós iremos passar em um dado momento.

Eu preciso emagrecer para entrar na academia?

Infelizmente tem gorda que pensa que pra ir para a academia, precisa emagrecer antes de entrar, e como fica naquele círculo vicioso, precisa emagrecer para entrar e não entra porque não emagreceu, acaba deixando de lado e não entra. E o que eu posso dizer é que não existe um peso padrão para se entrar numa academia, o que acontece, é que toda atividade física precisa ser feita com a supervisão de pessoas habilitadas. É claro que quando mais pesado o aluno, os exercícios devem ser mais leves para evitar que as articulações sejam forçadas, pois a pessoa com mais peso, certamente sentirá mais dificuldade na execução de algumas atividades. Também acho legal procurar um médico antes e fazer alguns exames, no meu caso, meu cardiologista me passou uma bateria deles. Fiz o teste ergométrico, o mapa (que monitora a pressão do paciente por 24 horas, e eu usei até mesmo na hora das atividades físicas mais pesadas), e o ecocardiograma, além dos exames de sangue habituais. Como está tudo ok, estou  tranquila.

Todo mundo fica me olhando naquela academia

Muitas pessoas pensam que por estarem acima do peso, as pessoas na academia os olham com olhar de desaprovação, de reprovação e de preconceito, mas isso não é verdade. Eu pelo menos nunca senti isso, tanto na academia que estou agora, como na outra que malhei por um bom tempo. Cada pessoa que está ali tem um objetivo, uma meta e precisa vencer suas próprias limitações para alcançar o que deseja. Quando vemos as pessoas fazendo suas atividades, estamos longe de saber como é a vida e a rotina de cada um, a gente vê o exterior, mas por dentro, onde ninguém vê, cada um convive com seus dilemas. E a minha dica é que vocês não se escondam, não fiquem constrangidos ou nos cantos pensando no que podem estar pensando de vocês.  Se saiu de casa para ir à academia, vai lá e faz sua série. Nada de ficar desanimado com pensamentos derrotistas e nem vale dar bola para a baixa auto estima.

Vou usar roupas bem largas, pra ninguém ver o meu corpo

Eu tenho vários pudores na rua, tipo, não gosto de usar roupas justas ou marcando e geralmente ando super coberta, mas na academia eu acabo não ligando muito pra nada, sabe? Porque como eu falei acima, lá dentro cada um tem um objetivo e meio que falta tempo, para se preocupar com o que o outro está usando e vestindo. E com o calor que faz aqui no Rio de Janeiro, não consigo malhar nem de regata, porque a coisa complica. Gosto de usar macacões com as costas de fora, ou a famosa dobradinha top e legging. E  por falar em top, eu várias vezes, uso a parte de cima dos biquínis como top e vou malhar numa boa. Barriga de fora sim, meus amores! Porque não é porque minha barriga é positiva, que ela precisa ficar escondida. A gente precisa aprender a ter uma relação de amor e amizade com o próprio corpo, e pra que isso aconteça, a gente precisa aprender a não ter vergonha dele. Ah, e usar aquela camiseta enorme, não vai fazer você parecer mais magra, viu? Vai continuar gordo do mesmo jeito e ainda vai passar calor. Mas vale lembrar que você deve ir dando à si mesma o tempo que precisa para estabelecer essa relação de amor e amizade com o seu corpo, e nesse processo, você pode ir diminuindo a roupa aos poucos, por exemplo. O importante é que aprenda a se sentir à vontade.

Estou super desanimada, não vou mais

Estar ou não animada para ir para a academia, são duas coisas que mudam o tempo todo dentro de mim, e sinceramente, em vários momentos eu sinto um desânimo muito grande.  A correria do dia à dia, as coisas por fazer, os compromissos que só aumentam, e mesmo o cansaço, fazem com que a gente perca uma boa  parte do animação inicial, mas a gente não pode se deixar abater!  E se eu for esperar ter  uma vontade imensa e estar super disposta e animada para aparecer por lá, vai complicar. Felizmente o meu desânimo só existe antes de entrar lá dentro, porque quando começo a fazer as atividades, eu me animo de uma forma, que nem quero sair mais.  Me sinto bem, alguma coisa muda e tudo o que eu senti antes de chegar até lá, é simplesmente apagado de dentro de mim.  Certamente é efeito da serotonina que é liberada quando praticamos atividade física, porque me sinto muito disposta e determinada.  E eu queria contar isso porque muitas meninas acham que só elas se sentem desanimadas para ir à academia, mas me dá o braço, amiga, porque eu também me sinto em vários momentos. E aconselho que você não espere o ânimo vir para ir pra lá, porque em casa, o ânimo nunca chega, mas chegando lá, tudo muda pra melhor, eu te garanto!

Quantos quilos você já emagreceu?

A gente mal entra na academia e tem sempre alguém que surge com essa pergunta esdrúxula! E o engraçado como as gordas são bombardeados com esse tipo de pergunta, porque geralmente quem está perguntando faz isso de forma super indiscreta e invasiva. Ninguém pensa em perguntar se estou me sentindo melhor depois de começar a praticar exercícios, se estou feliz, se  estou gostando. Só querem saber quantos quilos eu emagreci (me poupe!). E eu posso dizer que minha meta e meu foco não é o emagrecimento, mas se eu perder alguns quilinhos, vai ser muito bom. Mas parece que o gordo quando entra na academia, tem um contrato assinado com a sociedade e com a mídia, em que se compromete a emagrecer. E gente, não é assim! Em algum momento alguém pensou que eu estou me sentindo bem do jeito que eu estou? Que eu estou buscando algo que vai além de menos quilos na balança? Desde que eu comecei a ir na academia, eu perdi peso sim, mas não vou contar quantos quilos, porque não quero que o foco da nossa conversa seja esse. Perdi também bastante circunferência abdominal, e isso eu percebo vendo fotos e vídeos de pouco antes de entrar na academia e de agora. Minha barriga diminuiu bastante. Também estou com mais fôlego, as dores articulares que eu sentia melhoraram muito e eu estou dormindo melhor. Vou na academia de noite, e quando chego em casa consigo uma noite de sono tranquila. As idas à academia também fizeram que eu comesse menos à noite, pois eu estava numa vibe beliscadora, comendo várias coisinhas calórias antes de dormir. Surpreendentemente, essa larica diminuiu muito.

Por quanto tempo eu preciso ir à academia?

Já ouvi muita gente determinando o tempo que ficaria na academia, como se tivesse um objetivo à cumprir, e logo que ele tivesse sido alcançado, a prática da atividade física pudesse ser abandonada. Pra quem pensa assim, eu tenho uma notícia nada boa: as atividades não podem parar, tem que ser pra sempre! “Nossa, mas é muito chato malhar! Não vou conseguir ficar indo pro resto da vida!”, mas eu não disse que você tem que malhar pra sempre, estou dizendo que você vai ter que fazer alguma atividade física com regularidade, para o resto da vida, e nem precisa ser na academia. O lance é que a gente precisa se movimentar, tem essa necessidade. Nosso corpo foi feito para estar em movimento, mas as atividades do nosso dia à dia, nos levam cada vez mais à uma vida sedentária. Então, você pode caminhar todos os dias pela manhã ou nos finais de tarde, pode fazer hidroginástica, algum tipo de dança, pilates, andar de patins, enfim, fazer qualquer coisa que coloque seu corpo em movimento, e de preferência, que seja algo prazeroso pra você. Como eu disse acima, não se ligue na balança, no que as pessoas esperam de você, não dê atenção aos julgamentos e críticas, vai lá e faça algo que te deixe feliz e em movimento. Até porque, sem movimento, a gente vai enferrujando aos poucos e passa a sentir dor em todos os lugares possíveis e imagináveis.

Não tenho roupa pra malhar

Eu tinha várias roupas de academia em casa, dos tempos em que malhava na outra academia. Lembro de ter comprado vários macacões e ir cada dia com um, e como eles são de qualidade, ainda estão em ótimo estado. Qual foi a minha surpresa agora, quando fui ver os preços de roupas de malhar, gente, tá muito caro! Aliás, roupas de academia em tamanhos regulares tem um preço bom, conheço lojas com produtos super bonitos e de qualidade, com preços maravilhosos, mas tamanhos maiores? Esquece! Porque o preço é lá em cima! Então eu acabei colocando os macacões antigos pro combate novamente, e estou usando leggings com tops. Prometi pra mim mesma que posso até comprar alguma coisa, mas não vou meter a louca num valor alto pra renovar meu guarda roupa fitness. Não tem essa coisa de não pode repetir roupa, isso é besteira! Contando que esteja limpinha e cheirosinha, vai ser usada de novo sim! E eu falo isso, porque agora com esse lance de Instagram, que todo mundo publica as fotos de academia todo dia, o povo não quer repetir roupa por causa das fotos. Mas isso é bobagem gente, vai por mim. Foca em ir e fazer as suas atividades na boa, só isso. Então, se você quer começar e não tem roupa nenhuma fitness em casa, improvisa e vai com o que tem. Pega um short, uma camiseta e um tênis e vai. Se a camiseta for muito fechada, customiza ela com uma boa tesoura, e segue em frente. Não crie obstáculos para ir para a academia e nem dê confiança para seu lado consumista gritando e te influenciando à estourar o cartão.

Redes Sociais podem ser fatais

Quando eu estou na academia não fico com o telefone na mão, deixo ele de lado e nem dou confiança. Mas eu vejo o povo o tempo todo com o celular na mão, tirando selfies, postando, vendo quem comentou, quantos likes conseguiu, e eu não tenho paciência pra isso. Até porque, se eu começar nessa, eu vou pra academia e não consigo fazer nada, só ficar nas redes sociais. E eu estou travando uma batalha comigo mesma, sabe? Não é contra ninguém que está lá dentro, é contra mim! Eu sou a única que pode me sabotar, me trair e me decepcionar dentro daquela academia, da mesma forma que sou a única pessoa que pode realmente me motivar e me fazer seguir em frente. E eu até tiro selfies, mas não são muitas, não é todo dia, e nem em todos os momentos. Eu admito que até deveria tirar mais, pois tenho o projeto “Body Perfect” em curso, e as pessoas gostam de ver fotos, mas fica até meio complicado tirar as vezes. Mas o que quero deixar claro, é que as fotos não estão proibidas, a gente é que não pode se perder só postando coisas na internet e deixar de lado os exercícios, porque vamos combinar, tem gente que nem malha direito, vai mais pra ter o que postar.

Não se compare com ninguém

Geralmente quando a gente começa a fazer atividade física, quer compensar na primeira semana, uma vida toda de sedentarismo. Parece que temos a necessidade de provar alguma coisa para nós mesmos, e é aí que nos ferramos. O corpo sem preparo começa a dar sinais de cansaço, as articulações reclamam do esforço, músculos exaustos e dores para todos os lados, tudo isso faz a gente desistir. Então, não se liguem que a coleguinha do lado corre na esteira, você está apenas começando, então caminhe. Mas caminhe dentro do seu limite, dentro das suas possibilidades, sem pressa e sem querer fazer algo além do que pode. O mais importante nesse processo todo é a constância, e não a intensidade. Aos poucos o corpo da gente vai se mostrando mais resistente e mais forte, vai aguentando pegar mais peso, caminhar mais rápido e até correr. Enquanto isso não acontece, não desanime e nem se chateie, apenas continue e respeite seu tempo.

Malhar é uma atividade solitária

Quando vemos fotos das musas fitness no Instagram, em vários momentos imaginamos a malhação como uma atividade glamourosa. Todas lindas e perfeitas, com seus cabelos maravilhosos e seus sorrisos, mostrando que malhar é legal e divertido, mas amiga, vou te contar um segredo: não tem glamour nenhum!  Na verdade malhar é uma atividade solitária, pois por mais que você conheça as pessoas, tenha várias amizades na academia, você tem que manter o foco e malhar sozinho, porque o papo na maioria das vezes, só atrapalha. Conversar depois de já ter feito tudo, é mais do que válido, mas antes  e durante, sinceramente, não indico. O mais correto é ir lá e tentar de todas as formas fazer o que foi proposto, e não tem glamour nenhum em deitar no colchonete com caneleiras para exercitar as pernas, não tem glamour em levantar pesos, assim como não tem glamour em ficar na esteira. A gente se esforça em várias atividades e sua muito, prende  o cabelo pra trás com um prendedor de plástico, e é um tal de abaixa e levanta, que não tem como manter a pose, mas a gente tá lá pra isso, não é mesmo? Por isso amiga, o importante é que você seja sua maior incentivadora, que você faça suas atividades focada e não se permita voltar atrás, porque esse é um desafio só seu.

Enfim, é isso. E quero que saibam que meu desejo sincero é que vocês possam se sentir bem e ter a auto estima elevada. Que consigam se valorizar, que aprendam a não se depreciar e a não se sabotar no dia à dia. Por mais que pareça fácil, nem sempre as coisas acontecem da forma fluída que a gente espera, mas não deixem que as dificuldades as impeçam de ir além. Gorda ou magra, baixa ou alta, negra ou branca, você tem valor! E reconhecer esse valor é responsabilidade sua, pois é através dos seus olhos, que as pessoas a enxergam. Então se veja como você realmente é, poderosa, capaz e digna de respeito e amor. Dê ao seu coração o alento que ele precisa, à sua mente a serenidade que ela merece, e ao seu corpo, o movimento que certamente o fará bem.

E aproveitem para me seguir no Instagram: Juh _Sarah e também para assistir o primeiro episódio do Projeto Body Perfect

E também para curtir a página da Academia Body Coach Club no Facebook e segui-los no Instagram  BodyCoahClub

Até a próxima!

Sem tags 0 Comentários 0

Nenhum comentário.

O que você achou da matéria?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *